Anitta é descrita como “a principal estrela pop do Brasil” pela revista Time

Foto: Reprodução Instagram

Anitta é descrita como “a principal estrela pop do Brasil” pela revista Time

Anitta é descrita como “a principal estrela pop do Brasil”, em matéria publicada pela revista Time nesta quarta-feira (30). Em entrevista para a publicação — que a descreve, ainda, “como o novo talento mais conhecido do país obcecado por música”, “vencedora de prêmios globais e nacionais” e “presença constante no topo das paradas de seu país”, a cantora mostra humildade.

“Não acho que tenho a melhor voz, não acho que sou a melhor dançarina”, diz ela à Time de sua casa no Rio, no início deste, mês via Zoom. “Sou uma pessoa que se esforça muito para aprender e fazer as coisas certas. Sou muito dedicada, muito focada”.

Esse foco, segundo a publicação escrita pela jornalista Raisa Bruner, significa que Anitta tem colaborado com estrelas globais como Madonna, J Balvin, Snoop Dogg, Diplo e a “lenda brasileira” Caetano Veloso.

“Sua música tem regularmente liderado as paradas do Brasil e se tornou popular em toda a América Latina e partes da Europa, Ásia e África. Neste verão, ela fez sucesso na Itália.  E seus videoclipes coloridos e com muita dança atingem centenas de milhões de visualizações”, diz a revista. Mas a publicação afirma que, apesar da crescente abertura dos Estados Unidos para sons globais como K-pop, Afrobeat e reggaeton, Anitta ainda não se destacou na América.

De acordo com a matéria, parte do desafio de Anitta está na especificidade de sua música: as raízes da cantora estão no funk brasileiro, também chamado de “baile funk” e “funk carioca”, estilo musical carioca característico que é paralelo ao hip-hop. Falante nativa do português, Anitta é fluente em espanhol e inglês – e fala um pouco de italiano – mas a maior parte de suas canções são em português, o que pode alienar o público de língua espanhola e inglesa que só quer cantar junto. Mas isso pode estar mudando: seu novo single, Me Gusta, acabou de estourar na Billboard Hot 100, um dos rankings musicais mais importantes dos Estados Unidos.

Anitta (Foto: Reprodução Instagram)

Anitta (Foto: Reprodução Instagram)

TRAJETÓRIA

Por um tempo, Anitta foi sua própria empresária, ávida por fazer sucessos e maximizar sua exposição ao redor do mundo. Seu quinto álbum, lançado este ano, é produzido com hitmakers dos EUA e repleto de colaborações de estrelas: Cardi B em Me Gusta, e a popular dupla porto-riquenha Arcángel & De La Ghetto no Tócame deste verão.

Mas, à publicação, Anitta diz que, apesar dos grandes nomes, a pressão – pela primeira vez – acabou. “Decidi mudar completamente. Agora eu não me importo se eu lançar uma música e ela não estiver nos gráficos – tanto faz. Eu nem mesmo olho para os números. Eu deixo minha equipe se preocupar com isso, eu não dou a mínima”, admite, aos risos.

Mesmo antes de a pandemia afetar a indústria da música, o Coachella, festival de música cancelado na Califórnia, era sua única apresentação internacional programada para 2020. Pela primeira vez em uma década, Anitta agora está passando mais tempo na casa que comprou no Rio com sua família e seus cães.

“Não estou competindo com ninguém”, garante ela, que também falou sobre suas origens. “A família do meu pai, eles são todos negros. A família da minha mãe, eles são todos brancos. Eu estou no meio. Eu nasci nesta comunidade que não é no interior de uma favela, mas no entorno. O que tento fazer é sempre ouvir”, diz.

Anitta (Foto: Reprodução Instagram)

Anitta (Foto: Reprodução Instagram)

+ Acessados

Veja Também