Alunos se preparam para o Enem durante palestras do PEEC em Jauru

Duzentos alunos das cidades de Jauru, Vale de São Domingos e Figueirópolis D'Oeste participaram das palestras do Programa de Estudos para Enem e Concursos (PEEC). Idealizado pelo deputado Wancley Carvalho (PV), o projeto está percorrendo municípios da região oeste para preparar os estudantes para o exame nacional.

O encontro foi realizado no salão de eventos da APAE, em Jauru, e reuniu alunos que já se inscreveram no Simuladão do PEEC, e farão a prova no próximo domingo (27).

A prova do PEEC será aplicada em quatro cidades polos de região oeste, e tem como objetivo preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio."O PEEC vai simular a aplicação do Enem. Como preencher o gabarito, o que pode levar no dia da prova, são informações que também passamos nas palestras", destacou o parlamentar que iniciou este projeto em 2009, quando ainda era vereador em Pontes e Lacerda.

Além das dicas básicas para a realização da prova, a elaboração de uma boa redação foi tema da primeira noite de palestras, em Jauru. A professora mestre em linguística, Consoelo Soares, apresentou o assunto. "A redação do Enem dá a possibilidade do aluno conseguir mil pontos. Por isso é necessário ter claro como deve ser o processo de escrita e desenvolvimento do texto", destacou durante a palestra.

A prefeita de Jauru, Enércia Monteiro, participou do primeiro dia de palestras e compartilhou com os alunos a importância de se dedicar aos estudos. Ao contar sua experiência pessoal para concluir o ensino superior, a gestora destacou a relevância do PEEC na formação intelectual dos estudantes. "Esse simulado e as palestras antecipam aos alunos o que eles vão enfrentar no dia da prova do Enem. É uma iniciativa muito importante do deputado Wancley, que está de parabéns", concluiu.

Para o aluno Lucas Souza, as palestras ampliaram seus conhecimentos e deram motivação para fazer a prova do exame nacional. "Antes da palestra estava confuso, iria no chute e sem rumo na prova. Agora fiquei motivado com os caminhos de estudo que me deram. Está em cima da hora, mas vou me dedicar aos estudos nestes dias", comemorou.

Cronograma – As palestras com dicas para o Enem serão realizadas durante esta semana, em quatro cidades polos onde serão aplicadas as provas. Em Vila Bela da Santíssima Trindade as palestras ocorrem nos dias 23 e 24.09 e se encerram em Pontes e Lacerda, nos dias 24 e 25.09.

A prova do Simulado PEEC 2015 será aplicada no dia 27 de setembro, das 08h às 13h. As provas são destinadas aos estudantes dos municípios de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, Vale de São Domingos, Jauru, Mirassol D’Oeste, Curvelândia e São José dos Quatro Marcos.

O projeto é realizado pelo deputado Wancley Carvalho, com o apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os primeiros colocados vão ganhar notebook, tablets e mochilas escolares. Confira também mais informações no regulamento aqui.