Alunos fazem caminhada e plantam árvores para sensibilizar comunidade sobre preservação

Alunos fazem caminhada e plantam árvores para sensibilizar comunidade sobre preservação
A idéia da caminhada é conscientizar sobre a preservação do meio ambiente - Foto por: Divulgação

Os mais de 170 alunos da Escola Estadual do Campo Deputado Djalma Carneiro da Rocha, localizado no município de Comodoro (644 quilômetros a oeste de Cuiabá), encerraram o Dia Mundial do Meio Ambiente fazendo plantio de mudas de ipê ornamental no entorno do prédio escolar.

O cultivo faz parte da 8ª edição da Caminhada do Meio Ambiente, que teve várias atividades desenvolvidas pelos estudantes. A caminhada, realizada nesta quarta-feira (05.06), contou também com participação de profissionais da educação e da comunidade escolar.

Segundo a diretora Regina Célia Carneiro Polli, o plantio das árvores é realizado em parceria com os vigias da escola, pois eles ajudam no cuidado pós-plantio. Regina Célia destaca que, além da caminhada, os alunos confeccionaram cartazes e declamaram poesias relacionadas ao meio ambiente.

“Esse tema é desenvolvido na escola, pois temos curso técnico em agroecologia, mas na semana do meio ambiente esse tema é trabalhado em todas as disciplinas, sendo cada um dos ciclos do ensino fundamental de forma diferente”, explica a diretora.

A gestora ressalta que a poesia e os cartazes são atividades realizadas em todos os ciclos até ensino médio. A fotografia, incluída nos cartazes, é abordada nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

O coordenador pedagógico Cleber Augusto Cardoso lembra que a caminhada já é uma tradição na escola. “Desenvolvemos essa atividade há oito anos. O nosso objetivo é conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a preservação do meio ambiente. Hoje temos uma escola arborizada por conta de nossas ações praticadas”, comemora.

O entendimento do presidente do Grêmio Estudantil, o estudante Matheus Gregório Polli, é o mesmo do coordenador. “O caminho para fazer a preservação ambiental é a conscientização de todos – alunos, professores, funcionários e a comunidade escolar. Através de ações práticas, as pessoas entendem o que devem fazer para preservar o nosso meio ambiente”, ressalta.

A EE Djalma Carneiro tem 293 alunos matriculados, sendo 177 na sede e 116 em salas anexas que oferece ensino médio.