Alunos do Liceu Cuiabano conhecem projeto de combate à corrupção

Redação PH

Redação PH

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

Alunos do Liceu Cuiabano conhecem projeto de combate à corrupção

Mais de 400 alunos da Escola Estadual Liceu Cuiabano participaram da apresentação do projeto “Onde há educação, a corrupção não tem vez”, desenvolvido pelo Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

O promotor Miguel Slhessarenko foi o responsável em apresentar aos estudantes o projeto, aplicado em forma de competição, na qual os jovens devem realizar tarefas. “Precisamos debater sobre a corrupção, que é um tema muito presente na atualidade e que está aí, no nosso dia a dia, como furar a fila do lanche, colar na prova e outras pequenas atitudes negativas”, alertou.

Aos jovens, o promotor explicou que é necessário o debate para que eles, que são futuros formadores de opinião, busquem formas de combater àcorrupção. E o projeto fala justamente disso.

Tarefas

O desafio foi lançado, seis alunos do Liceu foram escolhidos pelos professores para representar a escola na disputa, que conta com três fases.

A primeira avaliação, com caráter eliminatório, é uma redação – que deverá conter título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Já a segunda é um projeto de artes de forma livre, que pode ser desenvolvido por meio de todas as vertentes artísticas, como poesia, dança, teatro, música, documentários, etc.

Por fim, aúltima prova é um discurso, que será entregue à comissão organizadora e, por fim, apresentado à população.

A comissão avaliadora será composta por três jurados, entre eles, promotores de Justiça. Os vencedores serão contemplados com um tablete, assim como o professor orientador do projeto, e a escola vencedora receberá R$ 1 mil.

Responsabilidade

Thaís Alessandra Alves, de 16 anos, foi uma das escolhidas para representar a escola. Ela está no 2º Ano do Ensino Médio e acredita carregar uma responsabilidade não só por representar o Liceu Cuiabano, mas também por trabalhar com um tema importante.

“Já estamos trabalhando com o assunto na aula de Redação, então, o projeto vai ser um complemento desse trabalho. Acho muito positivo, não só como estudante, mas como cidadã também. A ação vai nos ajudar a melhorar em muitos fatores”, ressaltou.

A jovem lembra que o tema está em evidência em todos os setores da sociedade e que o debate é necessário, bem como formas de combate. “Só se fala de corrupção, está nos jornais, nas redes sociais, nas conversas. E a discussão tem que ser feita aqui dentro da escola, com os alunos, os jovens, para que as mudanças comecem a surgir agora e refletir no futuro que estamos preparando”, finalizou.

Agenda

O projeto será apresentado ainda para outras escolas da rede estadual. Confira abaixo a agenda:

17/10 – 15h30: EE Dione Augusta Silva Souza

18/10 – 16h30: EE Jaime Veríssimo de Campos

18/10 – 8h: EE Profº. Heliodoro Capistrano da Silva

18/10 – 10h: EE Rafael Rueda

18/10 – 13h30: EE Irene Gomes

+ Acessados

Veja Também