Estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Barnabé de Mesquita, em Cuiabá, participaram do projeto TCEstudantil ao longo da manhã desta quarta-feira (26.06). Cerca de 80 alunos acompanharam a palestra sobre controle social, cidadania, transparência das contas públicas e a estrutura e funções do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
Após o debate com o palestrante, auditor público externo, Bruno de Paula Santos, o grupo conheceu o Plenário Benedito Vaz de Figueiredo, onde acontece as Sessões do Pleno e das duas Câmaras de Julgamentos da Corte de Contas.
Os estudantes foram recebidos pela secretária-geral do Pleno, Ligia Maria Gahyva Daoud que explicou como é formado o Pleno, como atuam os conselheiros durante os julgamentos e tirou dúvidas sobre os vários aspectos de funcinamento das atividades no plenário durante as sessões.
A estudante Renata Rodrigues Budin, 14 anos, que está cursando o primeiro ano do ensino médio, disse ter surpreendido com as informações que recebeu durante a palestra. “Não imaginava que o Tribunal de Contas fosse tão importante e nem que tivesse tantas atribuições. Foi muito interessante a palestra, pudemos tirar muitas dúvidas e aprendemos coisas incríveis sobre as contas públicas, o controle externo e sobre nossa cidadania”, afirmou a aluna.
Para o jovem Vino Walker, 15 anos, a oportunidade de conhecer o Tribunal de Contas foi muito importante para que pudesse entender, em fim, qual é o trabalho do TCE-MT e o quanto é importante a atuação dos cidadãos no controle externo dos gastos dos governos do Estado e dos Municípios.
“Gostei muito da palestra do auditor Bruno dos Santos. Foi muito esclarecedora, um verdadeiro circuíto pelo Tribunal. Para nós, estudantes, é bem interessante aprendermos sobre como podemos ser cidadãos pro-ativos no controle dos gastos dos governos, como podemos fiscalizar as contas públicas e como funciona o TCE. É um aprendizado que ficará para vida toda”, salientou o estudante.
Já o professor de Química, Danilo dos Santos, destacou que a participação da turma no TCEstudantil é de grande valia para a formação da consciência dos estudantes sobre suas responsabilidades de cidadão.
Segundo o professor, de maneira geral, os adolescentes que estão entrando para o ensino médio tem muito pouco conhecimento sobre como funcionam as instituições públicas. “Este programa TCEstudandil é uma oportunidade incrivel para que os alunos conheçam de perto e na prática, como atua e qual é o papel do TCE, qual é a importância do controle externo e da participação consciente dos cidadãos na fiscalização dos gastos públicos. Este momento é algo enriquecedor e de grande aprendizagem para todos”, pontuou o educador.
O TCEstudantil nasceu em 2001 e, ao longo desses 18 anos, já alcançou mais de 35 mil estudantes do ensino fundamental, médio e superior.