Alunos do ensino médio da Escola José de Mesquita participam do TCEstudandil

Alunos do ensino médio da Escola José de Mesquita participam do TCEstudandil

Alunos do ensino médio da Escola José de Mesquita participam do TCEstudandil

Estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Barnabé de Mesquita, em Cuiabá, participaram do projeto TCEstudantil ao longo da manhã desta quarta-feira (26.06). Cerca de 80 alunos acompanharam a palestra sobre controle social, cidadania, transparência das contas públicas e a estrutura e funções do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
Após o debate com o palestrante, auditor público externo, Bruno de Paula Santos, o grupo conheceu o Plenário Benedito Vaz de Figueiredo, onde acontece as Sessões do Pleno e das duas Câmaras de Julgamentos da Corte de Contas.
Os estudantes foram recebidos pela secretária-geral do Pleno, Ligia Maria Gahyva Daoud que explicou como é formado o Pleno, como atuam os conselheiros durante os julgamentos e tirou dúvidas sobre os vários aspectos de funcinamento das atividades no plenário durante as sessões.
A estudante Renata Rodrigues Budin, 14 anos, que está cursando o primeiro ano do ensino médio, disse ter surpreendido com as informações que recebeu durante a palestra. “Não imaginava que o Tribunal de Contas fosse tão importante e nem que tivesse tantas atribuições. Foi muito interessante a palestra, pudemos tirar muitas dúvidas e aprendemos coisas incríveis sobre as contas públicas, o controle externo e sobre nossa cidadania”, afirmou a aluna.
Para o jovem Vino Walker, 15 anos, a oportunidade de conhecer o Tribunal de Contas foi muito importante para que pudesse entender, em fim, qual é o trabalho do TCE-MT e o quanto é importante a atuação dos cidadãos no controle externo dos gastos dos governos do Estado e dos Municípios.
“Gostei muito da palestra do auditor Bruno dos Santos. Foi muito esclarecedora, um verdadeiro circuíto pelo Tribunal. Para nós, estudantes, é bem interessante aprendermos sobre como podemos ser cidadãos pro-ativos no controle dos gastos dos governos, como podemos fiscalizar as contas públicas e como funciona o TCE. É um aprendizado que ficará para vida toda”, salientou o estudante.
Já o professor de Química, Danilo dos Santos, destacou que a participação da turma no TCEstudantil é de grande valia para a formação da consciência dos estudantes sobre suas responsabilidades de cidadão.
Segundo o professor, de maneira geral, os adolescentes que estão entrando para o ensino médio tem muito pouco conhecimento sobre como funcionam as instituições públicas. “Este programa TCEstudandil é uma oportunidade incrivel para que os alunos conheçam de perto e na prática, como atua e qual é o papel do TCE, qual é a importância do controle externo e da participação consciente dos cidadãos na fiscalização dos gastos públicos. Este momento é algo enriquecedor e de grande aprendizagem para todos”, pontuou o educador.
O TCEstudantil nasceu em 2001 e, ao longo desses 18 anos, já alcançou mais de 35 mil estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

+ Acessados

Veja Também