Alunos de Rondonópolis visitam redação de jornal e conhecem processo de produção de textos

Alunos da EE Adolfo Augusto visitam Jornal A Tribuna - Foto por: Divulgação

Alunos de Rondonópolis visitam redação de jornal e conhecem processo de produção de textos

Alunos da Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes, localizada no município de Rondonópolis, visitaram a redação do jornal A Tribuna para conhecer de perto como funciona o processo de produção de textos.

A iniciativa é uma das atividades desenvolvida pela escola para preparar os alunos que vão participar da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, cujo tema é “O lugar onde vivo”.

Os alunos do 3º ano do ensino médio vão participar da olimpíada na categoria “Artigo de opinião”. Como parte dos trabalhos, para desenvolver melhor a escrita e a leitura, a professora de Língua Portuguesa Ruth Rocha Drews levou os alunos para conhecer o funcionamento do jornal impresso.

Conforme explicou o professor Tiago de Castro Rodrigues, orientador da Área de Linguagens, durante a visita os estudantes conheceram desde a produção de escrita das notícias até o processo de impressão. “Eles compreenderam que, apesar de estarmos imersos no mundo da informação rápida, o Jornal cumpre, dentre outros, o papel de fomentar a leitura”, observou o professor.

“Consideramos que essa iniciativa seja relevante, pois muitos estudantes puderam compreender que o processo de escrita de textos, para além de um trabalho árduo com a linguagem, deve ser algo significativo, na medida em que consigam concebê-lo como parte fundante da prática humana”, acrescentou.

Para a aluna Heloísa Beatriz Guimarães a visita ao jornal foi muito interessante, pois assistiram a uma palestra sobre a importância do jornal para a cidade e observaram o quanto é trabalhoso entregar informações verídicas impressas em um mundo cada vez mais digital. “Compreendemos também que o crescimento da nossa cidade se relaciona de alguma forma ao desenvolvimento do jornal”.

“A visita ao jornal nos abriu os olhos em relação à desvalorização da escrita e da leitura, enfim, da produção de textos que circularão no meio jornalístico”, destacou a aluna Jordana Vicuna Lopes.

Os cinco melhores artigos produzidos pelos alunos, que participaram da visita, serão publicados no jornal A Tribuna, que disponibilizará o espaço como forma de incentivo aos estudantes.

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. É uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

A olimpíada está dividida em cinco categorias: Poema (para alunos do 5º ano do ensino fundamental); Memórias Literárias (6º e 7º anos do ensino fundamental); Crônica (8º e 9º anos); Documentário (1º e 2º anos do ensino médio); e Artigo de Opinião (3º ano do ensino médio).

+ Acessados

Veja Também