Alunos de escola pública de Querência participam do TCEstudantil

Alunos de escola pública de Querência participam do TCEstudantil

Alunos de escola pública de Querência participam do TCEstudantil

O TCEstudantil recebeu nesta terça-feira (14/08), alunos da Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Março, do município de Querência, cidade localizada a 973 km da capital, Cuiabá.
O grupo, formado por 44 estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio, foram acompanhados por seis professores monitores. Esta é a primeira vez que a escola, criada em 2016, participa do programa de visita ao Tribunal de Contas de Mato Grosso.
Durante a visita ao Tribunal, o grupo foi recepcionado pela equipe da Secretaria de Relações Institucionais.
Após receberem instruções básicas e a programação, os estudantes tomaram café e acompanharam parte da sessão ordinária do Pleno, onde puderam ver de perto o trabalho realizado pelos conselheiros na análise e julgamento de vários processos.
Em seguida, os alunos participaram de uma palestra ministrada pelo chefe de gabinete, Leonardo Saboia Paes de Barros, em que foi apresentada a estrutura operacional e o papel do TCE, e de uma roda de bate papo sobre a missão institucional do TCE, cidadania e controle externo.
A estudante, Lorena Maíse Amuy Félix, 17 anos, aluna do 3º ano, não escondeu seu entusiasmo com a visita. Ela contou que tinha muita curiosidade para saber mais sobre o TCE e o trabalho de controle externo das administrações públicas desde que participou do “Consciência Cidadã”, evento realizado pelo Tribunal em sua cidade no mês de junho.
“Fui no evento do TCE e foi muito bom, aprendi muita coisa lá. Acho muito importante conhecer o TCE, saber como funciona o tribunal e o que ele faz como instituição de controle externo”.
“Principalmente para nós, que não sabíamos quase nada sobre como o cidadão pode ajudar a fiscalizar os gestores públicos, o TCEstudantil está sendo esclarecedor. Para mim, pessoalmente, está sendo muito interessante, até porque este ano eu vou votar pela primeira vez e agora já sei muito bem o que exigir dos candidatos”, disse Lorena.
Segundo a professora Thauane Silva Mariano, a participação dos alunos da Escola E.E.M. 20 de Março no TCEstudantil faz parte de um projeto multidisciplinar que vem sendo desenvolvido pela unidade escolar.
O projeto envolve a visita à outras instituições públicas e, posteriormente, será realizada em classe uma avaliação dos resultados.
Para Thauane Mariano, a visita ao TCE é uma grande oportunidade, tanto para os estudantes quanto para os professores envolvidos neste projeto. “Todos nós estamos aprendendo e conhecendo melhor como é a estrutura do Poder Público, como funcionam e quem faz a fiscalização dos recursos públicos.
Alguns alunos sequer sabia que existia um tribunal que julga e fiscaliza os gestores públicos.
Normalmente, a gente só acompanha a política no seu aspecto partidário e eleitoral e poucos sabem como o estado, os municípios,os órgãos públicos e o dinheiro dos nossos impostos são administrados. O TCE está de parabéns por este programa e por seu trabalho de despertar a consciência cidadã nos jovens”, frisou a professora.

+ Acessados

Veja Também