Alunos de escola plena aprendem conteúdo preparando prato típicos brasileiros

Trata-se de um trabalho interdisciplinar envolvendo conhecimentos de língua portuguesa, história, ciências e protagonismo estudantil.

Alunos preparam pratos típicos - Foto por: Divulgação

Alunos da Escola Plena Daury Riva localizada no município de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte participaram neste semestre da disciplina eletiva “cozinha contemporânea brasileira”, um trabalho interdisciplinar envolvendo conhecimentos de língua portuguesa, história, ciências e protagonismo estudantil.

Além de flexibilizar o currículo, abrindo aos estudantes um leque de opções em variadas áreas do conhecimento, as disciplinas eletivas visam aprofundar os estudos e permitir que os estudantes exercitem seus direitos de escolha de forma inteligente, desde o Ensino Médio.

Segundo o diretor Dirlei Perin, as aulas foram desenvolvidas de forma prática e teórica. Os alunos puderam aprender sobre gênero textual receita, reações físicas e químicas, contexto histórico, mercado de trabalho, empreendedorismo e marketing.

“Nas aulas práticas foram desenvolvidas receitas de pão de queijo, bolo no pote, torta quente e fria, espetinho de frios, cupcake, bolo de arroz, pizza doce e salgada dentre outras. Um cardápio variado”, explica.

No final do desenvolvimento da disciplina os alunos relataram que a aprendizagem durante a disciplina eletiva foi muito significativa, pois conseguiram reproduzir as receitas em casa. “Os alunos receberam elogios de familiares. Como consequência positiva, foram encorajados a desenvolver outros pratos e quem sabe até buscar profissionalização nesta área”, assinala Dirlei Perin.

O foco da disciplina é compreender a gastronomia com enfoque na história e promover discussões sobre a culinária contemporânea brasileira através dos tempos. Com isso, consegue propiciar aos estudantes independência na cozinha.