Alunos de Direito da Unic Primavera do Leste participam do TCEstudantil

Alunos de Direito da Unic Primavera do Leste participam do TCEstudantil

Alunos de Direito da Unic Primavera do Leste participam do TCEstudantil

O Projeto TCEstudantil, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, recebeu nesta quarta-feira (19/09) um grupo formado por cerca de 50 estudantes universitários do 9º e 10º semestres do curso de Direito da Unic de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá).

Os estudantes foram recepcionados e conduzidos na visita pela equipe da Secretaria de Apoio Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) do TCE-MT.

Além de conhecer o Plenário da Corte de Contas, o grupo participou de palestras com o secretário de Controle Externo de Administração Municipal do Tribunal de Contas de Mato Grosso, auditor público externo Francisney Liberato, e de roda de conversa sobre a atuação da instituição e o papel dos cidadãos no controle externo, combate à corrupção e aos desvios de recursos públicos.

Ainda durante a visita, os universitários receberam material educativo e puderam tirar dúvidas sobre o papel do TCE na fiscalização e auditoria de contas públicas, trâmites processuais no âmbito do Tribunal relativos a prestações de contas públicas, acompanhamentos, representações internas e externas, tomadas de contas, denúncias e consultas, entre outros.

A participação de universitários no TCEstudantil tem sido uma oportunidade de aproximação ímpar da instituição com os futuros profissionais das mais diversas áreas, com especial atenção àquelas relacionadas às Ciências Contábeis, Administração, Direito e Ciências Sociais.

Para Fernanda Batista dos Santos Silva, que está concluindo o 10º semestre de Direito, a visita ao TCE-MT vem complementar sua formação acadêmica ao agregar conhecimento sobre a estrutura e as atribuições legais da instituição.

“Durante a visita, nós pudemos clarear a nossa visão sobre o Tribunal, que era muito limitada e mesmo distorcida. Pudemos entender a importância da instituição, que não é só um órgão fiscalizador, mas também uma instituição auxiliar e de assessoramento aos gestores na busca da excelência na administração das políticas e recursos públicos. Isto é enriquecedor para nossa vida acadêmica, profissional e pessoal”, disse a universitária.

O futuro advogado Afonso Lopes Fernandes, que entrou no TCE-MT pela primeira vez, não escondeu sua surpresa com o que viu e aprendeu durante o TCEstudantil. Ele admitiu que mudou completamente sua opinião sobre a instituição.

“Por falta de conhecimento, a gente acaba formando uma visão distorcida do que é e para que serve o TCE. Nesta visita, no entanto, recebemos informações direto da fonte e pudemos entender como o trabalho do Tribunal é importante para a sociedade e para a Administração Pública. Só tenho a agradecer esta oportunidade que, com certeza, veio agregar muito à minha formação profissional e pessoal como cidadão”, avaliou o estudante.

A professora de Direito Administrativo da UNIC, Mariza Resplande, uma das monitoras do grupo, parabenizou a direção do TCE-MT pela iniciativa de criar e manter o programa TCEstudantil, que reflete uma preocupação com a formação cidadã dos jovens e proporciona o acesso dos estudantes à instituição.

“Um órgão público, que tem a disponibilidade de abrir suas portas, é transformador. A direção e os servidores responsáveis pelo programa estão de parabéns”.

“Nós somos muito gratos pela forma acolhedora com que nos receberam. Para os nossos alunos, com certeza, esta é uma experiência que ficará marcada em suas vidas por tudo o que puderam conhecer e aprender durante a visita”, concluiu a educadora.

+ Acessados

Veja Também