Alunos da zona rural de Jangada conhecem o Palácio Paiaguás

Redação PH

Redação PH

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

Alunos da zona rural de Jangada conhecem o Palácio Paiaguás

A tarde desta terça-feira (09.08) foi especial para 36 estudantes, do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, da Escola Estadual do Campo Benedita Augusta Lemes, localizada na comunidade Novo Mato Grosso, na zona rural do município de Jangada, a 75 km de Cuiabá. Os jovens conheceram o Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado, e foram recebidos pelo governador Pedro Taques.

A ação faz parte do Projeto Transformadores, que visa a abrir as portas do Executivo Estadual para que os estudantes da rede pública conheçam melhor o funcionamento do Governo e a história de Mato Grosso, reproduzida em diversos espaços.

Os alunos participaram de uma explanação sobre acontecimentos históricos importantes para o Estado, com o historiador e assessor da Casa Civil, Jeferson Daltro.

Em seguida, assistiram o vídeo Somos todos João – que conta a história de um rapaz de 14 anos que decide, junto com seus colegas, dar aulas de história para adultos e, dessa forma, modifica o meio onde vive, através do acesso ao conhecimento. Uma maneira de incentivar projetos de cidadania e voluntariado dos estudantes, exemplificando que todos nós somos responsáveis pelo mundo em que vivemos.

Finalizando a visita, os alunos conheceram o gabinete do governador Pedro Taques. Ouviram os avanços na educação, promovidos pela atual gestão, tiraram dúvidas sobre o funcionamento do Executivo Estadual e até pediram a ampliação da biblioteca.

“O Palácio pertence ao cidadão, à população, e não ao governador, e os estudantes são os principais agentes de transformação que o Estado precisa”, afirmou Taques, prometendo enviar a demanda ao secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, e uma visita à unidade escolar em algumas semanas.

O secretário adjunto de Política Educacional, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedud), Edinaldo Gomes de Sousa, agradeceu à equipe gestora por trazer os jovens a Cuiabá e incentivou os estudantes a se dedicarem aos estudos e a escolha de suas profissões.

“Podem ter certeza que aqui temos futuros professores, médicos, advogados, deputados, vereadores, governadores. São de pessoas honestas que precisam assumir essas funções para melhorar cada vez mais o nosso país”.

Aprovação

Os alunos e a equipe gestora que acompanhou a visita aprovaram a iniciativa do Governo de promover a interação entre a comunidade escolar e o governo.

Fabiana da Silva Galvão, atual diretora da escola, destacou a relevância da ação para os estudantes, que vivem na zona rural e têm poucas oportunidades de vir a Cuiabá e de conhecer o local onde importantes decisões sobre o futuro são tomadas. “Muitos desses jovens sequer conheciam Cuiabá. Tudo foi novidade. Para mim é muito gratificante participar deste momento, ajudar a mostrar essa realidade tão distante deles. Os olhinhos dos meninos estão brilhando”, garantiu.

A gestora agradeceu o apoio recebido dos docentes da escola, da assessoria pedagógica do município e do governo para que a viagem acontecesse. “Essa aproximação com o estado é inédita para nós. Também é uma oportunidade para que os estudantes abram seus horizontes, criem expectativas e entendam que seus sonhos e planos podem se tornar realidade”.

O estudante do 7º ano Andrei Marques da Costa, 12 anos, assegurou que a visita foi produtiva e divertida. “Ouvimos sobre os governadores de Mato Grosso, ganhamos experiência, conhecemos fatos e lugares novos. Também gostei muito de conhecer o governador”, opinou.

Outra aluna que gostou da programação foi Lucia Maria Trentin, de 13 anos, do 8º ano. “Foi bem legal conhecer um pouco mais da história e da cultura de Mato Grosso, das riquezas do estado, assistir ao filme. O encontro com o governador também foi um acontecimento importante para nós”.

Após a visita ao Palácio Paiaguás, os estudantes conheceram as instalações da Arena Pantanal e da Escola Estadual Governador José Fragelli – a primeira escola-estádio do Brasil, que funciona no local.

+ Acessados

Veja Também