Alunos da rede municipal terão peça interativa sobre Ciência e Biotecnologia

Redação PH

Redação PH

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

Alunos da rede municipal terão peça interativa sobre Ciência e Biotecnologia

Cerca de dois mil alunos, de 8 a 12 anos, de seis escolas da rede pública municipal terão no teatro uma ferramenta diferente e lúdica para aprender Ciências. Entre os dias 15 e 18 de agosto eles assistirão a peça“Biotecnologia, a Descoberta do DNA”.

O espetáculo faz parte de um projeto que promove atividades científicas interativas a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, com apoio de uma empresa de agricultura e inovação tecnológica. Além de Rondonópolis, estudantes de Campo Novo do Parecis e Campo Verde também verão a apresentação.

Para a coordenadora dos Programas e Projetos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Terezinha Ávila, a parceria é de extrema relevância ao aprendizado das crianças. “Por meio do teatro é possível trabalhar diferentes conceitos de forma crítica e inovadora, e ao mesmo tempo divertida e prazerosa, e motivar nossos alunos à busca permanente pela construção do próprio conhecimento”, destaca a técnica.

A peça começa no laboratório dos cientistas malucos, que se aventuram no mundo da investigação e da pesquisa. Por meio da utilização do método científico, as crianças são surpreendidas com uma reação química no palco, descobrem a composição química de uma cebola e ainda são apresentadas a uma célula.

O objetivo é mostrar como a biotecnologia está presente no cotidiano das pessoas há séculos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e o cuidado com o planeta. No final da apresentação os alunos serão capazes de compreender as diferentes partes que compõem uma célula, entenderão que todos os seres vivos são compostos por elas e como o DNA tem papel determinante nas nossas características genéticas.

“São assuntos que, a princípio, parecem complicados, mas fazem os olhos das crianças brilharem. Os pequenos espectadores se envolvem com os personagens e saem sentindo que eles próprios são cientistas e o mundo, um grande laboratório. Além de explicar conceitos complexos de forma divertida, a peça ajuda a despertar o amor pela ciência. Nunca sabemos quantos futuros cientistas estarão na plateia”, comenta o diretor, Júlio Martinez.

Cronograma das apresentações

15/08 – E.M.E.F Bonifácio Sachetti

16/08 – E.M.E.F. Gisélio da Nóbrega e E.M.E.F Princesa Isabel

17/08 – E.M.E.F. Frei Milton e E.M.E.F. Edith Pereira (Gleba Dom Bosco)

18/08 – E.M.E.F. Rosalino

+ Acessados

Veja Também