Alunos da rede municipal participam da Terceira Paraolimpíada Semed


Mais de 150 alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) vão participar no próximo sábado (28), no Sesc, das 7 às 12h, da Terceira Paraolimpíada Semed (Secretaria Municipal de Educação). As crianças, que são estudantes da rede municipal de educação, irão atuar em 10 modalidades esportivas. A iniciativa propõe um momento de confraternização, que busca fortalecer o bem-estar de estudantes, familiares e educadores.

Os estudantes portadores de deficiências vão participar de corrida de 50 metros, lançamento de dardo, ao alvo e de pelota, salto em altura e distância, nado livre, vôlei sentado, circuito fórmula 1 e corrida de cadeira de rodas.

A intenção, segundo a gerente da Divisão de Educação Especial /Diversidade da Semed, Neuzeli Fuza, é mostrar que todos são capazes e têm o direito de participar de atividades esportivas dentro e fora das unidades escolares.

A Terceira Paraolimpíada tem como principal objetivo promover a inclusão, buscar novas possibilidades de aplicação dos movimentos nas atividades físicas, estimular a superação de limites pessoais, respeitando a condição física, sensorial, intelectual, comportamental e educacional dos estudantes e, desta forma, valorizar as práticas esportivas inclusivas nas unidades escolares.

Neuzeli destaca que a Semed acredita que o esporte pode ser uma ferramenta de complemento à educação, com potencial de aumentar o interesse dos alunos pela escola e melhorar seus desempenhos. “O foco do evento não é competição e sim o acolhimento, o respeito às diferenças e a união. O importante é estarmos juntos neste dia, brincando, se movimentando, interagindo e cada um mostrando que é capaz”, explica.