Aluna da EE Bento Muniz conquista primeiro lugar em concurso de redação dos Bombeiros

Com o tema "Queimada: impacto à saúde da população", o concurso de redação foi direcionado aos alunos do 6º ao 8º ano das escolas estaduais localizadas em Tangará da Serra.

Alunos de Tangará da Serra recebem premiação do concurso de redação - Foto por: Divulgação

A aluna Carolinne Magalhães Lacerda, do 8º ano da Escola Estadual Vereador Bento Muniz, localizada no município de Tangará da Serra (a 239 km de distância de Cuiabá), conquistou o primeiro lugar no concurso de redação promovido pela 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (3ª CIBM). Com o tema “Queimada: impacto à saúde da população”, o concurso de redação foi direcionado aos alunos do 6º ao 8º ano das escolas estaduais localizadas em Tangará da Serra.

No mês de agosto, o Corpo de Bombeiros realizou uma campanha contra as queimadas e uma das ações foi a realização de palestras nas escolas para conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente e os perigos das mesmas. Após as palestras, eles propuseram às escolas que desenvolvessem uma redação com os alunos sobre essa temática.

A professora de Língua Portuguesa Otatiane Cristina Teodoro Correa, da escola Bento Muniz, propôs a atividade às duas turmas do 8º ano. Ao todo, 20 estudantes da escola fizeram a redação.

Segundo a professora, o processo de construção do texto teve muita dedicação dos alunos e o concurso foi importante para incentivar a produção de texto e a leitura. “Contribuiu também para desenvolver senso crítico diante de temáticas importantes para a sociedade como é o caso das queimadas”, observou.

As redações passaram por uma seleção realizada por bombeiros militares e professores da rede estadual de ensino. Foram escolhidas as quatro redações com maior destaque dentre todas as que foram apresentadas.

A campeã do concurso, a aluna Carolinne Magalhães foi premiada com uma bicicleta. Segundo ela, a sua redação foi inspirada nos acontecimentos atuais sobre as queimadas e na população que não tem consciência sobre a gravidade da situação, mesmo se tratando de algo tão sério como o fogo.

“Fiquei muito feliz e surpresa com a premiação, porque não pensei que poderia ganhar o prêmio. Sou muito grata à escola e aos professores pelo incentivo que têm dado aos alunos, grata também ao Corpo de Bombeiros pela oportunidade e iniciativa. Espero motivar outros alunos com essa vitória”, disse a aluna.

O segundo lugar do concurso ficou com a aluna Rafaela Vitória Batista, da EE Professora Jada Torres, o terceiro lugar com Carlos Eduardo Pinheiro e o quarto lugar com a aluna Maria Clara da Silva, ambos da EE Doutor Hélcio de Souza.

Para a coordenadora pedagógica da EE Bento Muniz, Vilma Aparecida dos Santos Silva, o trabalho desenvolvido por meio da palestra e o incentivo à produção de texto foi de extrema importância para o processo de aprendizagem dos alunos. “Observamos em nossos alunos o respeito à farda dos oficiais presentes na escola e o gosto em participar do concurso. Esperamos que novos projetos desta natureza possam surgir e que beneficiem os alunos na aprendizagem e na sua formação cidadã”, destacou.