Altir Peruzzo reivindica Incra para a região norte de MT

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Altir Peruzzo reivindica Incra para a região norte de MT

O deputado estadual Altir Peruzzo (PT) apresentou uma indicação na sessão ordinária dessa quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa, propondo ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a criação de uma Unidade Avançada na região norte e noroeste de Mato Grosso de maneira que contemple os municípios de Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína Juruena, Nova Maringá, Novo Horizonte do Norte e São José do Rio Claro.

Altir alega que a reivindicação se faz necessária em virtude da região envolver 12 municípios, 38 assentamentos e acomodar 9.998 famílias com uma área de 570 mil hectares. O deputado defende ainda que a medida é fundamental, impactando positivamente em qualidade de atendimento e custos por assentado, tanto por parte da autarquia quanto pela administração municipal. Ele cita como exemplo, o município de Colniza que está a mil quilômetros de distância de Cuiabá.

"Por isso, é de extrema importância que busquemos o atendimento deste pleito com intuito de garantir maior eficiência. Então, é essencial a instalação de uma Unidade Avançada em nossa região”, defendeu o deputado petista, ao explicar também que dependendo da distância onde está localizado o assentamento, o morador tem mais dificuldade em resolver qualquer pendência no Incra.

“Além do fator tempo, os custos são enormes com o transporte, estadia e alimentação na Capital. Pior que isso, é saber que nem sempre o assentado dispõe desse recurso, porque grande parte deles, economiza até mesmo os centavos na tentativa de garantir o de suas famílias”, defendeu Altir.

O parlamentar, que preferiu não indicar o município para instalação da Unidade, acredita que a instalação de uma regional poderá minimizar esse tipo de problema, facilitando assim a vida do trabalhador rural. “Não tenho dúvidas de que aproximar o órgão dessa população pouco assistida, seja o melhor caminho”, acrescentou o deputado.

+ Acessados

Veja Também