Alta da Selic tende a elevar desemprego

Redação PH

Redação PH

crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

Alta da Selic tende a elevar desemprego

O aumento da taxa Selic tende a ampliar o desemprego e reduzir ainda mais a atividade econômica no Brasil, segundo analistas.

Nessa quarta-feira, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu elevar os juros básicos pela sétima vez seguida. O índice subiu meio ponto porcentual, de 13,75% para 14,25% ao ano, e chegou ao maior patamar desde 2006.

Para o economista Antônio Corrêia de Lacerda, a decisão do Copom dificulta ainda mais os planos de ajuste fiscal do governo. “Juros mais altos significam não apenas crédito e financiamento mais custosos, mas também um encarecimento do custo e financiamento da dívida pública brasileira. Então, o estado brasileiro gasta mais para financiar”, disse Lacerda.

“No momento em que a economia está em recessão e o governo tem como objetivo um ajuste fiscal, essa subida de juros vai de contramão”, explicou o economista.

A estratégia do Banco Central é manter os juros elevados para intimidar a tomada de crédito e o consumo e assim conter a inflação.

O presidente do sindicato das indústrias do setor têxtil, Alfredo Bonduki, entende, no entanto, que não há mais espaço para a redução da demanda. “Não adianta agora um aumento de juros em uma economia que já está em recessão inócua”.

O economista chefe da agência de classificação de risco Austin Rating, por outro lado, diz que o aumento é necessário e vital.

Alex Agostini defende uma recessão ainda maior para compensar a parcela da inflação referente a reajustes de tarifas, que são imunes à elevação da taxa Selic. “A economia está ruim, porém, para que haja uma convergência de inflação, ela precisa piorar ainda mais. Vai cortar emprego, vai cortar renda. Portanto, vai afetar a demanda”, disse Agostini.

Um dos diretores do Copom, Tony Volpon, decidiu se abster de participar da reunião depois de revelar publicamente que votaria a favor da elevação dos juros.

+ Acessados

Veja Também