ALMT recebe encontro estadual dos agentes de saúde

Profissionais participaram de palestras e atividades ao longo de todo o dia
Profissionais de mais de 60 municípios participaram do evento no Teatro da Assembleia Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

ALMT recebe encontro estadual dos agentes de saúde

A Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACS) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promoveu nesta terça-feira (21) o primeiro encontro desses profissionais de Mato Grosso, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

Realizado em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública e com a Fiocruz, o evento contou com palestras, rodas de conversa, sala de cuidado e apresentação do relatório de dois anos de trabalho da frente parlamentar.

Participaram do encontro profissionais de 62 municípios de Mato Grosso, de acordo com o coordenador-técnico da frente parlamentar, Carlos Eduardo Souza dos Santos.

“É uma atualização para os ACS e ACE”, explica Carlos Eduardo. O público acompanhou duas palestras no período da manhã e duas à tarde. As atividades contemplavam temas como saúde mental, amamentação e combate ao Aedes aegypti.

No encontro, também foi apresentado o relatório dos trabalhos da frente parlamentar. Carlos Eduardo destacou diversas ações realizadas pela comissão. “Estivemos em 47 municípios. Em parte ajudamos as prefeituras com a certificação dos agentes junto ao Tribunal de Contas. Algo esperado há 12 anos.

Também regularizamos, por meio das prefeituras, o Incentivo Financeiro Adicional em 20% desses municípios” lembra o coordenador-técnico da frente.

Ele ainda citou uma indicação feita ao Poder Executivo de criação de um incentivo financeiro estadual a esses profissionais. A frente também trabalhou pela criação de um curso técnico no IFMT para formação desses profissionais, que deve começar a funcionar em janeiro de 2019.

A bióloga da vigilância em saúde ambiental do escritório regional de Rondonópolis, Márcia Veloso, ministrou a palestra “Refletindo sobre a integração e as práticas do ACE e ACS no controle de Aedes aegypti no território”.

Durante a atividade, ela propôs a reflexão sobre trabalho em busca de melhorar e também apresentar estratégias a eles. “Uma das recomendações é trabalhar integrados na equipe de saúde da família”, exemplifica.

As discussões foram bem recebidas pelos participantes. “Foi muito proveitoso. É muito valioso para nós que viemos pela primeira vez ter acesso a esse conhecimento”, afirmou a presidente do sindicato do servidor público de Poconé, Lucimeire Souza.

A agente de combate a endemias de Primavera do Leste Karla Nascimento também elogiou a iniciativa. “É muito bom. Com a interação, a gente conhece a realidade de cada lugar de Mato Grosso. A gente sai daqui com outra visão do nosso trabalho e com um ânimo a mais”, elogiou Karla.

+ Acessados

Veja Também