ALMT homenageia profissionais da gastronomia em sessão especial nesta segunda (13)

ALMT homenageia profissionais da gastronomia em sessão especial nesta segunda (13)

Profissionais e empresários da gastronomia, especialmente chefes de cozinha, serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso na próxima segunda-feira (13). Além da entrega de moções de aplausos, a sessão especial também terá exposição culinária com comidas e sucos. A entrada será aberta para o público.

A comemoração foi solicitada pelos deputados Janaina Riva (MDB) e Wilson Santos (PSDB) e está marcada para as 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Cerca de 100 chefes e estabelecimentos gastronômicos serão homenageados na ocasião. De acordo com o coordenador do evento, Fabio Cruz, o principal objetivo da iniciativa é enaltecer a gastronomia de Mato Grosso e os profissionais daqui. “Temos muitos talentos”, garante.

Para ajudar nessa valorização, também foram convidados quatro chefes que atuam fora de Cuiabá. Eles chegam à cidade na sexta-feira (10) e farão diversas gravações de receitas regionais para divulgarem em suas redes sociais. Marcio Moreira, Adérito Alves e Alex Ferreira vêm do Rio de Janeiro. No currículo, possuem prêmios e experiências em programas como o “Mais Você”. “Eles vão trocar experiências com outros chefes e produzir conteúdos”, explica Fabio Cruz. Junto a eles também estará o chefe Moraes Júnior. Formado em gastronomia em Milão, ele voltou a morar em Cuiabá após ficar mais de dez anos entre Portugal, Itália e França.

Festival gastronômico – A realização do evento tem apoio de diversas organizações, como o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) de Mato Grosso e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que fará o lançamento do festival “Brasil Sabor” durante a sessão especial.

O Brasil Sabor começa no próximo dia 14, mas os pratos do festival serão apresentados no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros no dia 13. O público e a imprensa poderão experimentar as comidas gratuitamente. O presidente da seccional Mato Grosso da Abrasel, Fernando Medeiros, ressalta que objetivo do Brasil Sabor também é de valorizar a gastronomia do estado, assim como a sessão especial. “Visa promover a gastronomia regional, valorizando ingredientes locais e também a inovação, porque os chefes criam novas receitas”, explica Medeiros.

De acordo com a Abrasel, a gastronomia gera cerca de 450 milhões de reais de faturamento para o estado por mês e emprega aproximadamente 70 mil pessoas em Mato Grosso.

Serviço:

Evento: Sessão especial com objetivo de homenagear os chefes de cozinha, empresários donos de restaurantes e representantes da classe gastronômica do estado de Mato Grosso

Data: 13 de maio (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (Assembleia Legislativa)