ALMT homenageia personalidades que contribuem com o desenvolvimento do estado

Assessoria

Assessoria

Foto: Angelo Varela/ALMT

ALMT homenageia personalidades que contribuem com o desenvolvimento do estado

As honrarias foram concedidas pela deputada Sheila Klener (PSDB) a pessoas que se destacam em diversas áreas, na noite desta terça-feira (05)

Títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos foram entregues a 107 personalidades que se destacam em diversas áreas durante sessão especial realizada na noite desta terça-feira (5), por solicitação da deputada estadual Sheila Klener (PSDB).

Antes de dar início à solenidade, a deputada fez a audiodescrição (AD) do Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”, local onde foi realizada a sessão especial, e de si mesma. O recurso permite que pessoas com deficiência visual possam ter acesso a conteúdos audiovisuais, por meio da narração dos elementos visuais e cenográficos, de modo que possam compreender o que está sendo mostrado na tela.

Em seguida, destacou os relevantes serviços prestados pelos homenageados da noite. “Estou imensamente honrada e grata pela presença de todos vocês aqui hoje. É uma maneira que eu tenho de agradecer a cada um por tudo o que têm feito, em cada uma das suas áreas”, declarou.

Foram agraciados com títulos de cidadão mato-grossense Helena Gaspar Nóbrega, Hélem Farias Ferreira e Gérson Rodrigues de Souza, entre outros. Já entre os homenageados com moções de aplausos, está a secretária de estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e servidores que atuam na pasta.

Ações positivas promovidas pelo estado nos últimos anos e os resultados obtidos a partir delas foram destacadas pela gestora, como a redução de 57% dos focos de calor registrados de janeiro a 31 de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado, e a agilização no processo de licenciamento ambiental.

“Aumentamos o combate à ilegalidade, ampliando em mais de 600% a repreensão dentro do próprio ano das infrações por desmatamento, tudo com uso de tecnologia, aprimoramento dos processos, investimento em eficiência. O grande objetivo do estado de Mato Grosso é continuar sendo referência na produção de alimento, mas também em conservação dos recursos naturais e é esse o esforço diário da Secretaria de Meio Ambiente e de todos os colaboradores que estão comigo lá na Sema”, afirmou Lazzaretti.

Moções de aplausos também foram entregues a 27 pessoas que contribuem para o desenvolvimento do setor de mineração no estado. Representante de Mato Grosso no Conselho Nacional de Mineração da Confederação Nacional da Indústria, o geólogo Serafim Carvalho Melo, apontou a necessidade de valorização e reconhecimento da atividade, bem como de estruturação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e melhoria da fiscalização.

“É preciso valorizar e reconhecer a importância dessa atividade. O setor mineral vive hoje às duras penas, com a Agência Nacional de Mineração totalmente esvaziada. É preciso melhorar a fiscalização em todos os níveis, para que haja contribuição financeira pela extração mineral pelo grande, médio e o pequeno produtor mineral. Agradeço à deputada Sheila por abrir esse espaço extremamente importante no parlamento estadual”, afirmou.

Geóloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e servidora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a deputada Sheila Klener destacou a relevância do setor da mineração e a necessidade de atrelar a atividade à conservação ambiental.

“Defendo o setor mineral com responsabilidade ambiental. Sem a mineração não tem vida, não tem agro, não tem educação. Através dos recursos minerais a vida se fez como ela é hoje, no entanto, a mineração é um meio muito hostil. Há uma demonização do setor e é isso que precisamos mudar. Eu quero um setor forte, com geração de emprego e renda e com respeito ao meio ambiente”, frisou.

Durante a solenidade foram homenageados ainda pessoas que se destacam na defesa da causa animal, servidores da educação, da agricultura familiar e de diversas outras áreas, bem como atores políticos e profissionais da comunicação, como o jornalista Elias Neto que se dedica à profissão há 43 anos.

“Comecei em 1979, na Rádio Difusora de Cáceres, cidade onde eu nasci, depois passei por algumas emissoras de rádio e cheguei na TV Centro América em 1984, onde fiquei até o ano passado na função de âncora de telejornais, editor, apresentador, e isso me dá uma grande satisfação. Hoje eu tenho a possibilidade de levar o meu conhecimento em cursos de oratória e comunicação assertiva para todos os níveis, para todas as pessoas de outras áreas, porque todos nós somos comunicadores”, contou.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também