ALMT faz levantamento histórico para homenagear Casa Civil e Militar

Redação PH

Redação PH

taques cancela agenda em rondonópolis

ALMT faz levantamento histórico para homenagear Casa Civil e Militar

Os 50 anos da Casa Civil e da Casa Militar do Governo do Estado foram celebrados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que realizou levantamento histórico da criação das duas secretarias.

Durante a solenidade de comemoração dos 50 anos das duas pastas, realizado na noite desta quinta-feira (3), no Cenarium Rural, o presidente do Poder Legislativo, Guilherme Maluf (PSDB), entregou um compêndio histórico da Casa Civil e Militar aos titulares das pastas, Paulo Taques e coronel Airton Benedito de Siqueira Júnior, respectivamente.

“Esse levantamento foi produzido pelo Acervo Instituto Memória do Poder Legislativo e busca no Diário Oficial de Mato Grosso, mostrando que a Assembleia Legislativa valoriza a nossa história. Quem não conhece o passado, não entende o futuro”, afirmou Guilherme Maluf, que foi agraciado com a medalha “Guardiões do Paiaguás”.

O governador Pedro Taques (PSDB) disse que o vento foi promovido para lembrar aqueles que de algum modo colaboraram para o desenvolvimento das duas secretarias.

“Como governador, digo que é uma honra ser governador do estado que nasci e que amo. Tenho a compreensão de que esse Estado não foi criado no dia em que tomei posse. Muitos passarão e construirão esse Estado. Essa é uma homenagem a aqueles que colocaram um tijolo, algo de suas vidas para que Mato Grosso pudesse crescer e a melhor forma de doação é a política, pois você contribui para a melhoria na vida das pessoas”, disse.

HISTÓRICO – As duas secretarias foram criadas na gestão do então governador Pedro Pedrossian. Em mensagem do Poder Executivo encaminhada a Assembleia Legislativa, no dia 5 de fevereiro de 1966, o chefe do executivo propôs a fundação da Casa Civil e da Casa Militar.

Com a apresentação de requerimento para tramitação em regime de urgência e ampla discussão sobre o tema na Casa de Leis, inclusive com emendas ao projeto, a criação das pastas foram aprovadas dois dias depois na Assembleia Legislativa, então presidida pelo deputado Walderson Coelho, e sancionada na mesma data pelo governador.

De acordo com o decreto nº 348, de 2015, a Casa Civil é responsável por fortalecer o relacionamento e facilitar a articulação do Governo do Estado junto a Assembleia Legislativa e entidades da sociedade civil organizada, a Casa Civil faz a representação política do governador e promove a integração política institucional.

Ao longo dos anos, Mato Grosso teve 34 secretários-chefes da Casa Civil. Desde o dia 1 de janeiro de 2015, a pasta é conduzida por Paulo Zamar Taques.

Já na Casa Militar, foram 23 secretários-chefes, e atualmente é conduzida pelo coronel Airton Benedito de Siqueira Júnior, no órgão que tem como objetivo, assistir direta e imediatamente o governador e vice-governador de Mato Grosso no desempenho de suas atribuição, fazendo a assessoria pessoal em assuntos militares de segurança e coordena as atividades de inteligência, além de conduzir o cerimonial militar e desenvolve a segurança do Palácio Paiaguás.

Ex-secretários-chefes da Casa Civil e da Casa Militar ou representantes participaram do evento e foram homenageados pelo Governo do Estado.

+ Acessados

Veja Também