ALMT abre os festejos oficiais pelos 300 anos de Cuiabá

ALMT abre os festejos oficiais pelos 300 anos de Cuiabá
Karen MalagoliALMT

ALMT abre os festejos oficiais pelos 300 anos de Cuiabá

Para celebrar os 300 anos de Cuiabá, a Assembleia Legislativa, por meio do Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), promove uma feira que reúne exposição, comidas típicas e apresentações culturais.  O evento, aberto oficialmente na manhã hoje (10) conta com programação que vai até o final do mês de abril. “Esta é uma pequena homenagem do Parlamento estadual para o tricentenário da capital mato-grossense”, destacou a superintendente do IMPL, Mara Visnadi.

Representante da Presidência da ALMT na cerimônia, o assessor Domingos Savio ressaltou a importância da homenagem prestada pelo Poder Legislativo. “Contar a história, reverenciar a cultura e as tradições é a melhor forma de homenagear Cuiabá e manter viva a cuiabania”.

O objetivo, segundo Mara, é proporcionar aos servidores e visitantes da Casa de Leis uma vivência sobre a história, a cultura, as tradições e os sabores de Cuiabá. Para isso, foi montada uma estrutura no saguão principal da Assembleia para receber a exposição “Cuiabá 300 anos, onde tudo começou”, que conta, por meio de textos e ilustrações, um pouco da história da capital. “O material foi produzido pela equipe do Instituto Memória e contou com a colaboração do artista plástico Moacir Freitas, que desenhou as fotos que ilustram os quadros”, destaca. Eles ficarão expostos até o dia 20.

O espaço também recebe uma réplica de uma “casa cuiabana”, montada pelo artista e produtor Cultural Hiom de Carvalho. Nela os visitantes encontram peças que datam até 1840. “Muitas pessoas chegam aqui e identificam a casa de antepassados, e isso é muito bom porque resgata e valoriza a nossa história”, afirma o artista.  A replica ficara aberta para visitas até o dia 30.

E como não poderia faltar, a gastronomia e os ritmos cuiabanos podem ser apreciados na praça de alimentação montada na feira. Ela vai funcionar nos dias 10 e 11, oferecendo um café da manhã tipicamente cuiabano, ao custo de R$ 5 e, no almoço, tem mais da culinária regional, ao custo de R$15, com pratos como mojica de pintado, carne com banana, Maria Izabel e feijão empamonado. Os ritmos ficam por conta do músico Julio Marques e dos grupos Lambadeiros Cuiabanos e Rasqueado Cuaiabano.

Veja mais fotos do evento

+ Acessados

Veja Também