Alimentos que podem causar celulites e estrias

Alimentos que podem causar celulites e estria
Unsplash

A celulite é definida como o acúmulo de gordura sob a principal camada da pele, formando oscilações nos tecidos ou mesmo nódulos endurecidos.

Já as estrias são o resultado da quebra de fibras de colágeno da pele, formando cicatrizes de diversas proporções, mais claras e bem marcadas.

Com isso em mente, é nesse post que você vai conhecer alimentos que podem causar celulites e estrias e que, talvez, atrasem o seu tratamento.

Vamos lá?

4 alimentos que podem causar celulites e estrias

– Gorduras trans

As gorduras trans são responsáveis por diversas inflamações na pele, fazendo com que os tecidos tenham um acúmulo de gordura.

É por isso, que as gorduras sempre devem ser consumidas em menor escala e com cuidado, já que contribuem para o aumento de peso e prejudicam o funcionamento do organismo.

Entre os principais alimentos ricos em gorduras trans que prejudicam os tratamentos de celulite estão as frituras, biscoitos, salgadinhos de pacote e sorvetes.

– Sódio/sal de cozinha

O sal de cozinha é um daqueles ingredientes quase indispensáveis na hora do preparo de cada refeição, o que não significa que seja a melhor opção.

Um dos desafios para eliminar as estrias e iniciar tratamentos de celulite inclui evitar que o corpo fique inchado ou com excesso de líquidos.

Sendo exatamente isso que o excesso de sódio faz.

Esse inchaço e retenção de líquidos contribui para o aparecimento de inflamações na pele, e celulite, bem como para a perda/ganho brusca de peso.

– Doces ou açúcar

O consumo de açúcar em excesso está entre os assuntos mais discutidos em reuniões médicas, seja com foco na melhoria do corpo ou mesmo como prevenção para doenças.

Dessa maneira, faz sentido imaginar que os doces têm um impacto no aparecimento de celulites e estrias.

De forma simples, todo o excesso de açúcar que é consumido pelo organismo, acaba sendo armazenado. Já que não é transformado em energia.

Portanto, o açúcar acaba fazendo parte dos tecidos do corpo e podem resultar em inflamações, ou seja, aparecimento de celulites.

Ao mesmo tempo, os doces são um dos principais causadores do ganho de peso, que contribuem para o aparecimento de estrias.

Observação: alimentos ricos em carboidratos refinados causam picos de açúcar no corpo, já que se metabolizam rapidamente.

Com isso, há um aumento rápido no peso, de gordura nos tecidos e de inflamações.

– Bebidas com gás

As bebidas com gás, como os refrigerantes, são um dos responsáveis mais conhecidos por causar a celulite e ganho de peso rápido, resultando em estrias.

Por isso, antes de correr para uma carboxiterapia, a dica é reduzir a ingestão dessas bebidas, que podem causar inflamações, inchaço e dificultam a circulação.

Lembrando que bebidas com gás incluem refrigerantes e águas aromatizadas, que nunca devem substituir o consumo de água.

Observação: o álcool também pode causar estrias e celulites, já que comprometem a irrigação dos tecidos, aumenta a presença de gordura no fígado e aumenta a retenção de líquidos.

Além desses alimentos, existem outros que podem causar celulites e estrias.

Porém, é possível reduzir e até eliminar alguns desses sinais optando por alimentos mais saudáveis e praticando atividades físicas.

Com isso, você reduz a quantidade de gordura nos tecidos corporais e consegue controlar o peso com mais facilidade.

O que fazer quando a mudança alimentar não basta?

A celulite e as estrias são questões muito comuns e que podem incomodar você de diversas maneiras, seja reduzindo a sua autoestima ou mesmo limitando o seu guarda-roupa.

Como resultado, milhares de mulheres e homens, todos os anos, mudam a sua alimentação, optando por cardápios mais saudáveis e balanceados.

Porém, e quando isso não é o suficiente para acabar com as celulites e estrias?

Antes de mais nada, é preciso entender exatamente quais são as suas opções bem como o que é verdade ou não.

Dessa maneira, três fatores são extremamente importantes nesse momento:

– Tratamentos de celulite

Por ser um problema corriqueiro em centros de estética e consultórios médicos, os tratamentos de celulite vão cada vez mais fundo e prometem ser uma alternativa eficaz e rápida.

Afinal, muitas vezes, você quer a questão resolvida em poucos dias e não em meses.

Assim, os tratamentos de celulite são a resposta.

A grande parte desses tratamentos consiste em um conjunto de ações com foco principal na redução, mas que também podem eliminar as estrias e celulites.

– Carboxiterapia funciona

O segundo ponto sobre como é possível eliminar as estrias e celulite recebeu o nome, sendo um procedimento, de carboxiterapia.

Sendo um dos tratamentos de celulite mais conhecidos atualmente, a ideia é melhorar a circulação e aumentar a presença de oxigênio nos tecidos.

E qualquer um pode fazer o procedimento?

Com algumas ressalvas médicas, sempre avaliando caso a casa, a carboxiterapia tem resultados promissores e realmente efetivos, sendo muito indicado.

Mini abdominoplastia – A cirurgia para eliminar as estrias

Ainda que você esteja olhando duas vezes para a questão da carboxiterapia, pode ser que tenha caído de paraquedas na questão da cirurgia plástica.

Com isso, comece com a seguinte questão: a gravidez ou o efeito sanfona, mudança brusca de peso, resultou em estrias que parecem nunca ficarem menores?

Isso é mais comum do que você imagina já que o corpo sofre com as alterações de peso, resultando na quebra da fibra dos tecidos e comprometendo a aparência da pele.

Esse procedimento par eliminar as estrias é avaliado de acordo com a presença de pele da paciente, já que parte do tecido será removido.

Existem duas versões, sendo a mini ou a completa, de acordo com as possiblidades de cada caso.

Vale ressaltar que esse não é um dos tratamentos de celulite, mas sim focado na remoção de estrias através da remoção de tecidos.

Conclusão

Agora que você já conhece os alimentos que devem ficar fora da sua cozinha, bem como os tratamentos de celulite e o procedimento capaz de eliminar as estrias, não perca tempo.

Para finalizar, procure um profissional capacitado para avaliar o seu caso, dando início ao tratamento mais eficaz e capaz de mudar a sua vida.