AL realiza audiência pública sobre tuberculose nesta quinta

Redação PH

Redação PH

temer recebe notificação de denúncia que pode custar seu mandato

AL realiza audiência pública sobre tuberculose nesta quinta

Para discutir os desafios da erradicação ou controle da tuberculose no estado, o deputado Dr. Leonardo (PSD) realiza a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa, audiência pública sobre o tema.Somente em 2016, foram 1.196 diagnósticos da doença no estado. Mato Grosso nunca alcançou as metas pactuadas que são, 85% de cura e 5% de abandono.

Dr. Leonardo, que é médico por profissão, trabalhou durante cinco anos como voluntário no Hospital Samaritano de Cáceres – no tratamento de doenças como a hanseníase e tuberculose. Segundo ele, o abandono ao tratamento é o principal problema a ter se agravado.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que progride silenciosamente e pode ser fatal. Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que Mato Grosso ocupa o 7º lugar em casos novos no país e Cuiabá a 8ª colocação entre as capitais. Enquanto no Brasil a taxa de incidência é de 32,2/100.000 habitantes, em Mato Grosso é de 33,9/100.000 habitantes.

Em 2015, no país, foram notificados 68 mil casos novos diagnosticados, com 4,5 mil mortes por tuberculose. O que chama atenção e serve de alerta é que cada vez mais pessoas com HIV contraem a tuberculose. Anualmente, cerca de seis milhões de novos casos são notificados em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

“No Brasil, a tuberculose é um sério problema público, com raízes sociais, merecendo especial atenção dos profissionais de saúde, dos gestores municipais, estadual e federal e da sociedade como um todo”, destacou o parlamentar.

+ Acessados

Veja Também