AL-MT comemora 180 anos e estados se unem nas políticas públicas

Redação PH

Redação PH

pedro taques é filiado ao psdb em ato para 5 mil pessoas e líderes nacionais

AL-MT comemora 180 anos e estados se unem nas políticas públicas

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul discutem a implementação de políticas públicas conjuntas principalmente na logística, fronteira e turismo. Nesta quarta-feira (12), durante a comemoração dos 180 anos da Assembleia Legislativa, os governadores e presidentes dos Poderes Legislativos dos dois estados afirmaram que a solenidade preserva a história e aproxima ambos para o desenvolvimento da região centro-oeste.

Idealizador do evento, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Guilherme Maluf (PSDB) afirmou que o objetivo é de surgir um novo momento, de discussão constante entre os estados, que desde 1977, deixaram de ser apenas Mato Grosso, mas também Mato Grosso do Sul.

“Que possamos somar forças para levar aos cidadãos mato-grossenses e sul-matogrossenses, uma qualidade de vida melhor. Este é um dia histórico, espero que seja a semente inicial de vários trabalhos que queremos fazer juntos, a nossa história não se divide, as nossas necessidades não se dividem, temos o mesmo bioma, o pantanal, a fronteira internacional, temos muito em comum e nada mais justo do que trabalharmos unidos”, afirmou Maluf durante evento realizado no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

De acordo com o governador Pedro Taques, o momento é histórico para a história de Mato Grosso, mostrando que a Assembleia Legislativa preserva a sua história.

“Aqui temos o ato de união das histórias, do desenvolvimento dessas duas unidades federadas. O que nos dividiu foi apenas uma lei complementar, a divisão territorial parte ali no rio taquari, mas é muito pouco para dividir as histórias desses dois grandes estados, essa cerimônia mostra que é possível estarmos juntos para o desenvolvimento desta importante região. Nossos estados estão atuando de forma conjunta em defesa do interesse do cidadão”, disse Taques.

Por duas vezes em Mato Grosso em menos de uma semana, o governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja disse que a solenidade dos 180 anos e o fórum dos governadores do Brasil Central realizado na última sexta-feira (7) aproxima a região centro-oeste.

“Nós temos ligação muito forte com Mato Grosso, olhando as leis naquele acervo, constituições e pessoas que ajudaram a construir esse gigante que são os dois estados, estou orgulhoso por saber, que a divisão existiu territorialmente, foram criados dois estados a partir de 1977, mas a história não nos separa nunca, somos umbilicalmente ligados. Podemos resolver juntos, os gargalos de ambos e continuar o crescimento dos dois que tem praticamente o dobro do PIB nacional”, argumentou. Azambuja.

Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Júnior Mochi, disse que a solenidade representa a reflexão do passado porque é o resgate e valorização da história em comum, do presente porque é o momento que simboliza o reencontro e aproximação, além do futuro com a discussão de propostas e união dos dois estados para o bem da população.

Também participaram da sessão especial, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, deputados estaduais de Mato Grosso, oito deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, o deputado de Rondônia, Ribamar Araújo para celebrar o momento em que o estado também fazia parte de Mato Grosso, além de ex-parlamentares de ambos os estados que foram homenageados na solenidade.

EVENTO – A coordenação das festividades foi dos deputados Wancley Carvalho (PV) e Wilson Santos (PSDB). Eles, juntamente com os colegas sul-mato-grossenses, participarão de uma extensa programação ao longo desse dia.

O evento começou com a instalação de exposição temática dos 180 anos de evolução do Parlamento Participativo, no saguão da Assembleia Legislativa, depois houve o Hasteamento dos Pavilhões: Nacional, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, na frente da Assembleia Legislativa.

Os parlamentares e convidados dos dois estados depois fizeram uma visita no Instituto Memória, concederam entrevista coletiva para a imprensa e seguiram para o teatro, onde aconteceu a sessão especial homenageando tanto os parlamentares do passado – de MT e MS – quanto os da atual legislatura.

CONTINUIDADE – Às 17h, também no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, serão realizadas diversas apresentações culturais, entre elas, a exposição Manoel de Barros e a Mídia Impressa no foyer do Teatro do Cerrado, tendo como curador o Instituto Memória.

Ainda no mesmo espaço, dando sequência à programação, com direção e roteiro de Luis Carlos Ribeiro será apresentada as artes cênicas: Manoel – Leite e Barro Pantaneiro.

ÁLBUM E LIVRO – Para comemorar essa data, o Instituto Memória do Poder Legislativo vai publicar um álbum contando a história do Parlamento. Nesses 180 anos, a Assembleia Legislativa ocupou quatro sedes.

Outro livro que recebe o título de "Discurso – Volume I". A obra conta a história – de 1979 até 2015 – dos discursos de posse dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa e dos ex-governadores de Mato Grosso – Oscar Ribeiro e Frederico Campos, respectivamente – e dos atuais chefes do Legislativo e Executivo, respectivamente Guilherme Maluf (PSDB) e Pedro Taques (Sem partido).

+ Acessados

Veja Também