AL lança Cine Social para atender idosos e crianças carentes

Redação PH

Redação PH

"não votarei a favor de aumento de impostos enquanto o governo e o próprio senado não cortarem gastos"

AL lança Cine Social para atender idosos e crianças carentes

Os idosos e crianças carentes de Cuiabá terão a oportunidade de ter mais uma opção de cultura e lazer a partir da próxima semana. A Assembleia Legislativa lançou nesta terça-feira (1), o projeto Cine Social, com o objetivo de aproximar a sociedade do parlamento. Idealizado pela Sala da Mulher, o projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Durante a assinatura do convênio, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros é uma ferramenta de aproximação entre o Poder Legislativo e a população.

“O projeto Cine Social, idealizado pela Sala da Mulher, tem como objetivo trazer a terceira idade e os jovens para sessões de cinema aqui, no teatro, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, que fará chamamento e organização do pessoal dos projetos sociais do município. Na programação está prevista uma sessão de cinema, além de conhecer a Assembleia Legislativa e as dependências do teatro, um trabalho social interessante que estamos iniciando”, afirmou Maluf.

A presidente de honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf, agradeceu o empenho da equipe e dos parceiros para a concretização do projeto, que tem o aspecto social importante.

“O teatro incentiva a cultura regional, oferece o aspecto social e contribui para a arrecadação de alimentos. Apenas este ano foram 10,5 toneladas de alimentos arrecadados, beneficiando sete instituições filantrópicas e quase duas mil pessoas entre crianças e adultos”, disse a presidente.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues, nas duas primeiras edições do Cine Social, serão trazidos à Assembleia Legislativa, os idosos que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade na cidade.

“Para que eles conheçam esse espaço e tenham acesso à cultura que é importante para o nosso convívio. A secretaria ficou responsável por fazer as inscrições para os interessados nas nossas unidades do centro de convivência dos idosos ou do centro de referência e assistência social, para que possam vir até o Poder Legislativo, assistir filme e conhecer a Assembleia Legislativa, além de conversar com os deputados, e fazer novas amizades”, explicou.

O secretário disse que essa também é uma oportunidade para que os idosos possam sair do convívio do espaço físico ao qual estão acostumados.

O filme escolhido foi “O curioso caso de Benjamin Button”, lançado em 2008, que conta a história de um homem que nasce com a aparência envelhecida. Ele é criado em um lar assistencial de idosos e, ao longo dos anos, vai ficando mais novo e vendo os outros ao seu redor envelhecerem. Com destaque na trama a ideologia do autor em uma carta escrita pelo personagem principal. "Se quer saber, nunca é tarde demais para ser quem você quiser ser, não há limite de tempo, comece quando você quiser".

CINE SOCIAL – O projeto irá atender 400 pessoas por sessão e já possui três datas programadas: 9 de setembro, 21 de outubro e 11 de novembro. Na edição de novembro, os espectadores serão as crianças e adolescentes do projeto ‘Siminina’, da Prefeitura de Cuiabá. O projeto conta ainda com a colaboração dos parceiros Supermercado Comper, Transrodex Transportes e Casablanca Locadora de Vídeos.

+ Acessados

Veja Também