AL Itinerante será realizado em Campo Verde no dia 5 de maio

29 diretórios estaduais ainda não prestaram contas ao tre; prazo termina terça-feira

A Assembleia Legislativa realiza, no próximo dia 5 de maio, a 8ª edição do programa "Assembleia Itinerante", no município de Campo Verde (136 km de Cuiabá). O Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo já se consolidou como areferência em aproximar o cidadão da Casa de Leis, prestando serviços à comunidade. O programa debate a realidade regional dos municípios envolvidos, elenca as demandas e oferta serviços gratuitos nas áreas de cidadania, direito, saúde e educação, entre outros. O projeto aproxima o relacionamento entre o Poder Legislativo e os cidadãos de todas as regiões do estado. De acordo com a assessoria da presidência da ALMT, o presidente, deputado Eduardo Botelho (PSB), fará a abertura do evento. Já confirmaram presenças, ainda, os deputados Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), Janaina Riva (PMDB) e Sebastião Rezende (PSC).

Além de receber informações e serviços, os participantes trocam experiências que são compiladas num documento final pelos parlamentares. Essas sugestões servirão para a criação de políticas públicas em prol da comunidade. Seja por meio de requerimentos, indicações ao governo, emendas em futuras mensagens do Executivo ou criação de novos projetos de lei ou programas, a ideia é levantar informações sobre as necessidades de cada região e, futuramente, auxiliar a criação de novas políticas públicas que regionalizem os atendimentos e contribuam com o crescimento dos municípios.

Nesta edição do programa, serão promovidos ações de cidadania e cursos de capacitação e reuniões dos deputados estaduais com prefeitos, vereadores e comunidade para compilar as demandas da região leste mato-grossense. Além de Campo Verde, participam desta edição do projeto os municípios de Primavera do Leste, Poxoréu, Pedra Preta, Paranatinga e Planalto da Serra, outros municípios do leste mato-grossense também foram convidados. Entre os serviços que serão ofertados, estão os atendimentos da Defensoria Pública, confecção de RG, CPF e carteira de trabalho pelo Sine, consulta de CPF, atendimentos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de espaço beleza e brinquedos para as crianças.

Esta é a 8ª edição do AL Itinerante. Na primeira edição, em Comodoro (distante 650 km de Cuiabá), em 25 de setembro de 2015, duas mil pessoas foram atendidas em vários serviços oferecidos para a população, que reuniu munícipes de Comodoro, Campos de Júlio, Nova Lacerda e Conquista d´Oeste. Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2015, o município de Rondonópolis (distante 210 quilômetros de Cuiabá) recebeu a segunda edição do programa “Assembleia Itinerante: valorizando o Legislativo”. Ao todo, 10 municípios participaram do encontro, que contou com a presença de deputados estaduais e a estrutura da Assembleia Legislativa. Além de Rondonópolis, estiveram presentes a população e classe política de Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Itiquira, Pedra Preta, São José do Povo, Guiratinga e Tesouro.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2016, o Assembleia Itinerante foi a Sinop (norte, a 501 quilômetros de Cuiabá) na terceira edição do projeto, quando foram registrados 1.424 atendimentos. Foram feitos emissão de carteira de identificação (400), fotografias para a RG (200), aferição de pressão arterial (200), atendimento jurídico com encaminhamento à Defensoria Pública (150), corte de cabelo (120), assistência social (100), fisioterapia com sessões de relaxamento (80), emissão de CPF (80), atendimento de orientação jurídica (60), atendimento estético de sobrancelhas (3) e realização do Cadastro Único (4). As crianças também não ficaram de fora e tiveram à disposição pula-pula, tobogã e pipoca.

A quarta edição do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo” foi realizada nos dias 1º e 2 de abril de 2016, em Tangará da Serra (240 km distante de Cuiabá). Ao todo, sete municípios da região médio-norte de Mato Grosso participaram do evento, que levou serviços de cidadania para a população, cursos de capacitação para professores, agentes de saúde e estudantes candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de reuniões dos deputados estaduais com prefeitos e vereadores de Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Denise e Tangará da Serra.

A 5ª edição do Assembleia Itinerante foi realizada em Várzea Grande nos dias 13 e 14 de maio de 2016. Na sexta-feira (13), foram ofertados cursos de capacitação para profissionais da saúde e pré-escola. À noite, ocorreu uma sessão solene itinerante, na qual o Parlamento agraciou diversas personalidades que trabalham em prol dos municípios do Vale do Rio Cuiabá. No sábado (14), foram realizados atendimentos de cidadania e a teve shows musicais com bandas regionais.

A 6ª edição foi no município de Diamantino (180 km de Cuiabá).Ao todo, 10 cidades participaram do evento. Além de Diamantino, participam desta edição do projeto, os municípios de Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis Santo Afonso e Nova Marilândia.

A 7ª edição ocorreu em Cáceres no dia 8 de dezembro de 2016. Além de Cáceres, participaram daquela edição do projeto os municípios de Curvelândia, Lambari D'Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol do Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Vale do São Domingos, Jauru, Figueirópolis do Oeste, Porto Esperidião, Glória do Oeste e Indiavaí.