AL Itinerante recebe demandas da região Sul e discute futuro de MT

Redação PH

Redação PH

segurança pública e desenvolvimento da região oeste foram prioridades de wancley em 2015

AL Itinerante recebe demandas da região Sul e discute futuro de MT

Em tempos de crise política e econômica no país, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso discute as demandas emergenciais da região Sul e inova propondo o debate sobre os próximos 30 anos do Estado com palestras e reuniões com a população, classe política, produtora e empresarial durante este final de semana, por meio do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, realizado em Rondonópolis (distante 215 km de Cuiabá).

Esta é a segunda edição do projeto, que foi iniciado em setembro no município de Comodoro. Em Rondonópolis, outras nove cidades participam das ações que aconteceram na sexta-feira (11) à noite e prosseguem durante todo o sábado (12).

“Rondonópolis é uma cidade que vem crescendo e mostra para o Brasil que não pensa em crise, e sim em superação. A Assembleia Legislativa não está deixando de analisar os problemas atuais, mas também pensamos no futuro, em deixar um legado para aqueles que vivem nesse Estado, pois a Assembleia Itinerante aproxima o parlamento do cidadão, ouve as suas demandas”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), que esteve acompanhado dos deputados Ondanir Bortolini, o Nininho (PR), primeiro-secretário da Casa de Leis, e o deputado Max Russi (PSB).

De acordo com o senador Wellington Fagundes (PR), a Assembleia Legislativa ajuda na construção do futuro ao promover cursos de capacitação para os profissionais da educação e saúde, além de ouvir os anseios da população.

“O futuro nós temos que construir hoje e a Assembleia Legislativa tem feito isso, e também promovendo cursos junto aos vereadores, o que é uma inovação. Quando o parlamentar tem a oportunidade de estar nas bases, ele consegue extrair o sentimento da população, podendo transformar em projetos de lei e fazer reivindicações junto ao Governo do Estado”, avaliou.

Prefeito de Rondonópolis e parceiro do evento, Percival Muniz (PPS) classificou o projeto Assembleia Itinerante como proposta moderna de gestão pública.

“É uma grande iniciativa, que permite que o povo possa se aproximar dos seus representantes e possam interagir, permite que os nossos parlamentares possam ter noção do dia-dia que cada município está vivendo, suas necessidades, seus pleitos, e além disso, trazendo prestação de serviço de cidadania, traz serviços de saúde, qualificação com cursos, é uma proposta inteligente e moderna.

A discussão do futuro de Mato Grosso é pertinente no momento em que o Poder Legislativo Estadual se aproxima de todas as regiões neste projeto, na avaliação do ex-governador e atual vice-prefeito de Rondonópolis, Rogério Salles (PSDB).

“Entendo que Mato Grosso, pelas suas dimensões continentais, tem um interior que se sente distante do poder e iniciativas como esta faz com que a população perceba que o Legislativo é ferramenta importante no sentido de construir o seu ‘futuro, definir orçamento, instrumento importante de participação. Na região Sul, temos Rondonópolis com economia bem dinâmica, mas temos um entorno que tiveram o auge na atividade garimpeira e não conseguiram substituir, então é preciso definir uma vocação para esses municípios”, argumentou.

AL ITINERANTE – Ao todo, 10 municípios participam do encontro que conta com a presença de deputados estaduais e a estrutura da Assembleia Legislativa. Além de Rondonópolis, participaram os municípios de Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Itiquira, Pedra Preta, São José do Povo, Guiratinga e Tesouro.

Na manhã deste sábado, os deputados se reuniam com os prefeitos de Rondonópolis, Jaciara, São José do Povo, Itiquira e Guiratinga, e com os vereadores dos 10 municípios.

A principal demanda reivindicada pelos municípios é na área de saúde, foi solicitado que seja pedido o credenciamento de Rondonópolis para recebimento de recursos para atender a área de cardiologia, que somariam aproximadamente R$ 3 milhões, também debateram as cirurgias eletivas e UTIs móveis para as cidades. Também pediram a ampliação da discussão sobre o novo Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) e divisas territoriais.

Já o primeiro-secretário disse que a partir da apresentação das demandas, será discutido o assunto junto ao Governo do Estado. “Uma das principais reivindicações é o credenciamento da Santa Casa para fazer as cirurgias de alta complexidade e cardiologia que não temos em Rondonópolis e região, e também foi trazida ações de cidadania para atender a população”.

O deputado Max Russi disse que a Assembleia Legislativa deu uma resposta importante a sociedade, visitando os municípios, ouvindo as demandas, fazendo encaminhamentos principalmente na área da saúde, pois agora as reivindicações serão levadas ao Governo do Estado.

+ Acessados

Veja Também