AL inicia diagnóstico dos seus processos administrativos

Redação PH

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AL inicia diagnóstico dos seus processos administrativos

Quais os processos críticos da administração na Assembleia Legislativa? Como se compra? Como se gerencia o pessoal da Casa? Como funciona a contabilidade, o financeiro e o que poderia ser melhorado nestes processos? Em busca dessas respostas, a Assembleia Legislativa está realizando um trabalho de diagnósticos dos macros processos administrativos da Casa. O objetivo é perseguir a excelência da gestão pública, seguindo o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), coordenado pelo Ministério do Planejamento.

Todo o processo de planejamento foi iniciado no mês de outubro de 2015 e, na tarde de hoje (01.02), foi colocado em prática. Implementado a partir da Secretaria Geral da Casa, o programa deve ser expandido para todos os setores da administração da AL.

Para realizar o trabalho, a Casa contratou uma empresa especializada. As técnicas Luzia Takaco Ueta e Rosa Maria Fernandes coordenam a implantação do programa na Casa. Luzia explicou que “será feito um diagnóstico completo dos macros processos administrativos da Casa para se saber quais são, onde e como estão e, principalmente, como podem ser aperfeiçoados”.

Segundo explicou a técnica, a partir do diagnóstico a AL terá mais clareza de como ela deve ser conduzida, nos seus macros processos, para se gerar melhores resultados. “Esse diagnóstico vai possibilitar que todos, tanto a Casa como a sociedade, possam conhecer o que o legislativo faz e o que deve produzir”, explicou Takaco.

Ela lembrou que este primeiro trabalho se refere exclusivamente à área administrativa da AL e que os processos legislativos devem demandar uma segunda fase do diagnóstico. “Vamos fazer o mapeamento dos setores administrativos neste primeiro momento e, num segundo momento, a Casa deve fazer a parte dos processos legislativos.

A servidora da Secretaria Geral Waldna Fraga disse que a meta é concluir os trabalhos em um ano, ou seja, até outubro de 2016, passando por todos os órgãos da administração. “Não podemos precisar a data, mas trabalhamos com essa meta de concluir em um ano”, ratificou. Entre as ações que integram os processos estão elaboração de leis, atendimento ao cidadão, atividades fiscalizadora e relação com os demais poderes, na prática administrativa da gestão da AL.

ENTENDA O GESPÚBLICA

A capacidade de gestão em uma organização pública é um dos mais indispensáveis componentes para que ela possa efetivamente fazer a diferença e entregar serviços públicos de qualidade. O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública existe, neste contexto, para apoiar o desenvolvimento e a implantação de soluções que permitam um contínuo aperfeiçoamento dos sistemas de gestão das organizações públicas e de seus impactos junto aos cidadãos.

Um dos maiores objetivos do Gespública é a mobilização da administração pública brasileira na direção da geração de resultados

Na fase atual, o Gespública reforça as antigas “bandeiras” que este programa defende e o caracteriza: a cultura do método, a cultura da excelência e o senso de comunidade que o programa historicamente desenvolveu. Entretanto, esta nova fase do programa tem adicionado novos princípios e conceitos essenciais ao trabalho que é desenvolvido, como foco no valor público entregue ao cidadão; simplicidade; agilidade; economicidade; escalabilidade e disponibilidade das soluções propostas; adaptabilidade e aprendizado social; abertura e transparência; cooperação radical e intersetorial.

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