AL homenageia mulheres mato-grossenses

Redação PH

Redação PH

levy: ajuste do câmbio é necessário

AL homenageia mulheres mato-grossenses

“O governo Pedro Taques terá políticas afirmativas para as mulheres”, disse o deputado Wilson Santos (PSDB), durante a sessão solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, proposta de sua autoria, que homenageou mulheres cuiabanas e mato-grossenses no mês escolhido como o Mês da Mulher (março). A sessão homenageou 130 mulheres da sociedade mato-grossense que tem serviços prestados nas comunidades em que vivem, como donas de casa, professoras, domésticas, rendeiras, benzedeiras e lideranças comunitárias, representantes de todos os segmentos sociais.

Wilson Santos fez um breve relato da luta da mulher por direitos, começando pelo episódio de 8 de março de 1857, quando cerca de 130 operárias de uma fábrica de tecidos situada em Nova Iorque, fizeram greve e foram covardemente trancadas e queimadas vivas. Elas reivindicavam uma redução na jornada de trabalho e equiparação salarial. Conforme o deputado, o reconhecimento de 8 de março como o Dia Internacional da Mulher veio somente em 1910. “Mas, foi só em 1975, por decreto, a oficialização da data pela ONU (Organização das Nações Unidas)”, completou.

De lá para cá – acrescentou o deputado -, as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços no meio social, “embora a sociedade ainda trate as mulheres como se fossem simplesmente donas de casa”. Conforme o parlamentar, um dos problemas que dificulta a conquista de mais espaços pela mulher está na falta de creches. Segundo ele, apenas 18% das crianças têm acesso à creche. “Isso é um problema que impede a mulher a conquistar ainda mais o mercado de trabalho. A mulher acaba tendo que conciliar a vida profissional com a de dona de casa”.

“Temos o grande desafio de romper essa divisão sexual do trabalho. Hoje mais de um terço das famílias são sustentadas pelas mulheres. Os homens não são os únicos provedores. O trabalho doméstico precisa ser assumido na sociedade através de políticas públicas e pelos homens”, disse, afirmando que a Assembleia Legislativa está pronta para ajudar a mulher mato-grossense na luta por direitos e correção de injustiças.

A primeira-dama do Estado, Samira Martins Taques, que participou da sessão representando o governador do Estado, disse que é a mulher que faz a diferença na sociedade. “Nós somos mais da metade da população mato-grossense, 51%, e 54% do eleitorado no Estado. Só nos falta mais união”, afirmou. Samira Taques creditou à mulher o sucesso da família e garantiu que será uma defensora junto ao Governo do Estado para garantir a implantação de políticas públicas em favor da mulher mato-grossense.

A sessão solene em homenagem ao Mês da Mulher foi presidida pelo deputado Eduardo Botelho (PSB) e secretariada pelo deputado Ondanir Bortolini (PR), o Nininho.

+ Acessados

Veja Também