AL derruba veto e institui o Dia Estadual do Voluntário Mirim

Uma inciativa idealizada pelo Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa resultou na Lei Estadual Nº Nº 10.319/2015, que institui o Dia do Voluntariado Mirim no âmbito do Estado de Mato Grosso. A data será comemorada anualmente em 23 de novembro, com inserção no calendário escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O objetivo é incentivar ações voluntárias entre jovens e crianças nas comunidades circunvizinhas às escolas públicas e privadas. O autor da proposta é o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM).

A lei foi promulgada pela Assembleia Legislativa no último dia 22 de setembro, após a derrubada do Veto governamental Nº 18/2015, que barrava a aplicação da proposta. De acordo com Dilmar, serão premiadas as escolas com maior participação dos alunos voluntários mirins, em proporção, levando-se em conta as melhores práticas incentivadoras.

“Sempre atuei ao lado do Parlamento Mirim, que apresenta inúmeras propostas para envolver crianças e jovens na vida social e política de Mato Grosso, mas, que não tem legitimidade para apresentar projetos de lei na Assembleia. Por isso encampei a ideia desses menores que, neste caso, incentivam o trabalho voluntário, algo que eu admiro e sempre estimulei”, afirmou Dal’ Bosco

O projeto foi elaborado a partir do empenho e das ações do parlamentar mirim João Bento Cezar Cescêncio, que desde os cinco anos de idade desenvolve trabalhos voluntários voltados às crianças portadoras de câncer, e é um disseminador da atividade humanitária. A escolha da data, 23 de novembro, está ligada à comemoração do Dia Internacional de Combate ao Câncer.