AL debate autorização provisória de financiamento rural com representantes da Sema

Redação PH

Redação PH

cerca de mil cidadãos envolvidos no ‘assembleia itinerante em ação’

AL debate autorização provisória de financiamento rural com representantes da Sema

A Assembleia Legislativa realiza no próximo dia 14, a partir das 14 horas, no auditório Milton Figueiredo, audiência pública para debater sobre a Autorização Provisória de Financiamento (APF) do Sistema Mato-grossense Ambiental. Paralelo ao tema, entrará em pauta o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), que trata da ferramenta de gerenciamento de todos os cadastros ambientais rurais de Mato Grosso.
O evento é de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que pretende reunir representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e produtores que alegam serem prejudicados.
Em pauta, o desembargo de aproximadamente 120 mil famílias de agricultores familiares que estão impedidas de comercializar seus produtos por falta do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas propriedades.
Um dos principais temas a serem debatidos durante a audiência é quanto à dificuldade de cadastro dos lotes no sistema operado pelo governo federal. Para o deputado, o CAR não permite o cadastro lote a lote, mas apenas dos perímetros rurais. “Isso impede que o agricultor familiar tenha acesso à documentação de sua propriedade e, consequentemente, à comercialização de seus produtos e à aquisição de créditos”, afirmou Barranco.
Vale destacar que Mato Grosso já possuía um Programa de Regularização Ambiental chamado MT Legal, que contemplava o CAR e o Licenciamento Ambiental Único (LAU). Devido à publicação do novo Código Florestal, o Estado em 2014 precisou se adequar à legislação federal, aderindo ao sistema federal: o Sistema Nacional de Cadastro Rural (Sicar). Todos os cadastros estaduais foram migrados automaticamente para o Sicar.
Em março deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) identificou que o Sicar não atendia a demanda de análise dos cadastros no estado de Mato Grosso. Sendo assim, a secretaria decidiu retomar a gestão do sistema de regularização ambiental, criando o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).
O novo sistema possibilitará aos produtores realizar a inscrição de novos imóveis rurais e a retificação dos cadastros que serão migrados do sistema federal para o sistema estadual.

+ Acessados

Veja Também