AL abre inscrições para o IV Simpósio sobre Dislexia

AL abre inscrições para o IV Simpósio sobre Dislexia

AL abre inscrições para o IV Simpósio sobre Dislexia

Já estão abertas as inscrições para o IV Simpósio Sobre Dislexia – Um Desafio para a Educação – Desafio, Neurociência, Educação e Qualificação” que será realizado nos dias 23 e 24 de maio no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros localizado na sede da Assembleia Legislativa em Cuiabá.

Os interessados poderão efetuar suas inscrições até o dia 20 de maio exclusivamente pelo link https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/

O evento não tem fins lucrativos. Por isso, para garantir a entrada será cobrado apenas 2 litros de leite que serão destinados ao Hospital do Câncer e creches municipais.

A discussão a respeito da dislexia é patrocinada por iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Com militância na educação e professor por décadas em instituições de ensino, o parlamentar afirma que o debate a respeito da dislexia é necessário para garantir a inserção social de crianças, adolescentes e até adultos que apresentem sintomas da doença.

“A exemplo do autismo que também patrocinei a discussão, o conhecimento a respeito dos dislexos é necessária para evitar qualquer discriminação. Uma sociedade mais humana exige conhecimento para pôr fim as discriminações”, afirma.

No primeiro dia do evento o tema central será “O Cérebro e a Dislexia”.

Haverá ainda a palestra da médica Newra Rotta com o tema Neurologia Infantil.

A profissional se dedica aos estudos de saúde materno infantil atuando principalmente nos temas de Transtorno do Aprendizado, Exame Neurológico Evolutivo e Criança.

Newra Rotta é autora dos livros Transtornos da Aprendizagem, Rotinas em Neuropediatria, Neurologia e Aprendizagem – Abordagem Multidisciplinar e mais recentemente Plasticidade Cerebral e Abordagem.

A presidente da Associação Brasileira de Dislexia, Maria Angela Nogueira Nico, também autora do livro Facilitando a Alfabetização, vai compor a mesa redonda juntamente com o promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Miguel Slhessarenko.

No dia 24 de maio o tema central será “Estilos de Aprendizagem” e “Dislexia na Vida Adulta”. Haverá o depoimento do publicitário e fundador do DislexClub, Felipe Ponce, “o Pippo”, para abordar o tema “Uma História de Sucesso”.

Também marcam presença os conferencistas Lucas Emanuel Ramos Pereira, fonoaudiólogo e mestre em Educação pela Universidade de Ouro Preto (SP) e com a psicóloga Inez Ocanaã de Luca, mestre em Psicologia, pós graduada em Aprendizagem e membro da Equipe Multidisciplinar da ABD (Associação Brasileira de Dislexia e do Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem).

Os últimos 20 minutos do evento compreendidos no período das 21h40 às 22h serão dedicadas aos questionamentos da platéia. O evento se encerra às 22h com moção de aplausos e encerramento.

O evento tem o apoio da concessionária Energisa, Unimed Cuiabá, Laboratório Carlos Chagas, cooperativa de crédito Sicoob e Faculdade Invest de Ciência e Tecnologia.

Oficinas

O IV Simpósio sobre Dislexia em Mato Grosso vai contar em 2019 com a novidade de oficinas práticas. Trata-se de cursos de curta duração com a entrega de certificados comprovando a carga horária.

Nos dias 23 e 24 de maio das 9h às 12h haverá as oficinas com os temas “Sinais, indicativos, escolares e emocionais para Dislexia, Discalculia e Disgrafia e “Estratégia para alunos com problemas de  aprendizagem”.

No período das 15h às 18h será disponibilizada as oficinas “Psicomotricidade e Dislexia” e “Intervenção Pedagógica na leitura e escrita por meio de atividades práticas e jogo de regras”.

Os oficineiros serão os doutores e mestres Rauni Alves, Priscila Biaggi Alves de Alencar, Mariana Coelho Carvalho Fernandes e Maria Aparecida Lacerda Novak.

Sobre a dislexia e seus sintomas

A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita.

Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais. Por isso, o público-alvo para participar do simpósio são profissionais da educação especial.

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.

Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).

Possíveis sintomas de dislexia

Alguns sinais na Pré-escola

Dispersão;

Fraco desenvolvimento da atenção;

Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem

Dificuldade de aprender rimas e canções;

Fraco desenvolvimento da coordenação motora;

Dificuldade com quebra-cabeças;

Falta de interesse por livros impressos.

Alguns sinais na Idade Escolar

Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;

Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);

Desatenção e dispersão;

Dificuldade em copiar de livros e da lousa;

Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);

Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;

Confusão para nomear entre esquerda e direita;

Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;

Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;

+ Acessados

Veja Também