AgriHub promove segundo Hackathon do Agronegócio em Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

agrihub promove segundo hackathon do agronegócio em mato grosso

AgriHub promove segundo Hackathon do Agronegócio em Mato Grosso

Entre os dias 1º e 3 de setembro o programa AgriHub fará o segundo Hackathon do Agronegócio em Mato Grosso. Desta vez, a maratona "Dev.Agri" para desenvolver protótipos para problemas reais do agronegócio será em Cuiabá, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). As vagas são limitadas para 50 pessoas e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto no site www.dev.agr.br. O evento é organizado pelo AgriHub em parceria com o Sebrae e diversas universidades de Cuiabá-MT.

Os participantes terão 53 horas intensivas para desenvolver uma solução prática que atenda efetivamente problemas dos produtores rurais do estado. Esses desafios serão estabelecidos pela organização do evento com base em pesquisas feitas no estado. O objetivo é que os participantes tragam soluções inovadoras e criativas que sejam transformadas em protótipos plausíveis para serem utilizados nas propriedades rurais.

Nesta edição, a comissão apresentará um dos problemas mais demandados pelos produtores rurais e os grupos irão escolher qual abordagem querem usar para apresentar as soluções. Se necessário, também serão disponibilizados kits de arduínos para quem quiser propor protótipos para hardware e uma oficina de design e prototipação.

Cada grupo será composto por quatro desenvolvedores e um especialista em qualquer outra área. Pode ser, por exemplo, especialista em negócios, agro, design, comunicação ou engenharia. Os grupos serão construídos no início da maratona. Quem não tiver grupo, também poderá participar.

Para aqueles que não sabem modelar ideias inovadoras para problemas ou programar em arduínos, estão previstos workshops de arduínos para balizar conhecimentos de construção de hardwares.

"Em julho, o primeiro Hackathon em Sorriso foi um piloto, mas que deu muito certo. Ficamos surpresos com o resultado positivo e a participação dos produtores rurais foi inédita no país", afirmou um dos responsáveis pela maratona Marcos Medeiros.

Prêmios -A premiação inclui uma viagem com tudo pago para o grupo vencedor conhecer a sede do Senai Cimatec em Salvador, centro de excelência em hardware no Brasil, onde os membros poderão terminar a prototipação do projeto. Além disso, dá direito a um Kit de Arduino patrocinado pelo Senar-MT.

O que é o AgriHub? -É uma rede de inovação em agricultura e pecuária que identifica as necessidades dos produtores e os conecta a startups, mentores, empresas, pesquisadores e investidores. É uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O que é o Hackathon? -É um dos projetos da frente de Comunidades Empreendedoras do projeto AgriHub, que busca desenvolver inovação por meio de estímulo ao empreendedorismo. O primeiro aconteceu em julho, em Sorriso-MT. A equipe AgriTrade foi a vencedora (www.grupoageitrade.com.br). Desenvolveu um software para compartilhamento de preços de insumos com os produtores. A plataforma tecnológica leva ao produtor rural informação de como ele deve realizar as compras de insumos com segurança e melhores preços de mercado, de maneira segura, precisa e sigilosa.

Os parceiros da iniciativa são: Sebrae, IFMT, UFMT, Startup MT, Arduíno Brasil, Unemat e UNIVAG.

Para mais informações acesse o hotsite:www.dev.agr.br.

+ Acessados

Veja Também