Agricultura familiar ganha reforço em Barra do Garças




Cerca de 700 pequenos produtores rurais da região da Barra do Garças passam a contar, a partir de hoje (03.02), com equipamentos para ajudar no preparo da terra e na produção de hortifrutigranjeiros.

A “patrulha mecanizada” contém desde caminhão basculante a pulverizador hidráulico, distribuidor de calcário, trator, plantadeira etc. “Com isso, esperamos que a produção seja maior e o agricultor possa melhorar a sua renda familiar”, diz o prefeito, Roberto Farias.

“Antes o produtor não produzia porque não tinha para quem vender. Barra do Garças conta com a feira livre do pequeno produtor e além disso, terá agora esse maquinário para que o produtor possa fazer o preparo da terra e plantar, pois, tem a certeza de que terá seu produto comercializado. Uma soma de esforços que já está valendo a pena pelo alcance que essa patrulha terá”, ressaltou.

Os equipamentos foram repassados à Prefeitura de Barra do Garças pelo Ministério da Agricultura mediante atuação do ex-senador Blairo Maggi, do senador Wellington Fagundes e do deputado federal Neri Geller. Cerca de R$ 1,3 milhões foram investidos na aquisição dos implementos.

“A agricultura familiar é responsável pela maioria dos produtos que estão na mesa do brasileiro e por isso deve ser incentivada”, diz o senador Wellington Fagundes, que participou do evento.

Segundo o senador, além dos implementos, a secretaria cederá um engenheiro agrônomo para o trabalho de campo, levantamento geográfico de cada propriedade e identificação do potencial do solo para a produção.

“O município estará auxiliando aqueles que já produzem e estimulando quem queiram produzir”, garante o vice-prefeito, Welinton Marcos.

Participaram do evento o prefeito Roberto Farias, o vice, Welinton Marcos, o senador Wellington Fagundes, do deputado federal Neri Geller, do ex-deputado federal Victório Galli, secretários, vereadores, representantes da Empaer e Indea, e associações de pequenos produtores.