Agricultor colhe mandioca gigante de quase 2m e divide raiz com vizinhos em MS

G1 MS

G1 MS

Homem colhe mandioca enorme em fazenda de MS — Foto: Arquivo pessoal

Agricultor colhe mandioca gigante de quase 2m e divide raiz com vizinhos em MS

Colher as 'mandioconas' não é raridade na propriedade rural de João Novaes, em Baianópolis, distrito de Corguinho (MS).

O agricultor João Novaes, de 56 anos, se surpreendeu mais uma vez ao colher uma verdadeira “madiocona”, nesta semana, na propriedade rural que fica em Baianópolis, um dos distritos de Corguinho (MS). O produtor retirou uma raiz de 1 metro e 50 centímetros e que pesa mais de 8 quilos.

Colher as mandiocas gigantes não é raridade na propriedade. João Novaes é acostumado a colher mandiocas volumosas que medem mais de metro e pesam uns bons quilos.

Os destinos de tanta mandioca são as panelas e pratos da vizinhança. Embora trabalhe com agricultura, as mandiocas que colhe, geralmente robustas, são fracionadas e distribuídas entre a comunidade. O costume é tradicional e não parte somente dele.

“A gente sempre faz troca. Um traz pão, outro leite”, conta. Antes da raiz de quase 2 metros, João colheu mandioca dez centímetros menor, porém “com duas pernas e mais grossa”, relata.

A raiz é do tipo “paraguainha”, fazendo referência ao país vizinho a Mato Grosso do Sul. Ao todo, entre plantação e colheita, vão de seis a sete meses e segundo o agricultor, leva esse nome porque “cozinha super bem”.

Destaques

Veja Também