Aeroporto de Cuiabá é visitado por mais de 900 estudantes no Projeto Asas

Aeroporto de Cuiabá é visitado por mais de 900 estudantes no Projeto Asas
Divulgação/Infraero

Aeroporto de Cuiabá é visitado por mais de 900 estudantes no Projeto Asas

O Aeroporto Internacional de Cuiabá/Marechal Rondon (MT) celebra a participação de 957 crianças e adolescentes, em 2018, no Projeto Asas.

A iniciativa é voltada a alunos de escolas públicas localizadas no entorno do terminal, visando a promoção da segurança operacional aeroportuária e o desenvolvimento físico, social e intelectual dos estudantes. Ao todo, 29 instituições de ensino foram atendidas este ano.

O projeto, implantado em 2016 pela INFRAERO, é coordenado pela  Área de Segurança Operacional do aeroporto.

Durante as visitas, os alunos conhecem diversos setores do terminal, recebem informações técnicas de prevenção e de combate a incêndios e, também, podem ver de perto aeronaves e hangares, além de participar de palestras de conscientização cívica e ambiental.

Os estudantes têm, ainda, informações sobre os procedimentos necessários para a realização de um voo seguro de pilotos, mecânicos de aviões e helicópteros e de técnicos operacionais de UTI Aérea, e, nesse contexto, são alertados sobre o perigo do uso de lanternas de laser, drones, pipas e balões na região do aeroporto.

O superintendete interino do terminal, Laelson Augusto do Nascimento, destaca que a ideia é que as crianças e adolescentes multipliquem essas informações na comunidade.

“Além disso, a estratégia é proporcionar a experiência de conhecer o funcionamento do aeroporto e o contato direto com profissionais que permeiam a Aviação Civil, para despertar projetos futuros em suas mentes”, disse ele.

Sobre o aeroporto

Localizado estrategicamente na região metropolitana de Cuiabá, o Aeroporto Marechal Rondon é a principal porta de entrada para o Pantanal Mato-grossense e para o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que abriga as cachoeiras e cascatas mais belas do estado.

O terminal tem capacidade para receber 5,6 milhões de passageiros ao ano, e, somente em 2017, a movimentação no complexo foi de 2,8 milhões de viajantes, entre operações de embarques e desembarques.

Até outubro deste ano, aproximadamente 2,5 milhões de pessoas já passaram pelo terminal, uma média de 8,3 mil por dia.

Operam voos no aeroporto as companhias aéreas Avianca, Azul, Gol, Latam e Asta, que ligam a cidade a destinos como Brasília (DF), Goiânia (GO), Rio de janeiro (RJ), São José do Rio Preto (SP), Vilhena (RO), Jí-Parana (RO), Porto Velho (RO), Belém (PA), Rondonópolis, Tangará da Serra, Juína, Juara, Sorriso e Alta Floresta (MT), Guarulhos, Congonhas e Campinas (SP), entre outros.

+ Acessados

Veja Também