Aeronaves têm cabine blindada desde atentados do 11 de setembro

Redação PH

Redação PH

obama diz considerar brasil um líder mundial

Aeronaves têm cabine blindada desde atentados do 11 de setembro

Ex-diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, explica que depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2011 a entrada das cabines de aeronaves passou a ser blindada e que é normal os pilotos trancarem a porta quando se ausentam.

O especialista esclarece ainda que uma senha permite o acesso de quem está do lado de fora da cabine. Esse código, no entanto, precisa ser avaliado pelo tripulante que está no comando do avião.

Na manhã desta quinta-feira, o promotor de Marsella que faz parte da equipe de investigações da queda do Airbus da Germanwings – filial de baixo custo da Lufthansa – afirmou que, pelos dados das caixas-pretas, é possível perceber que o piloto da aeronave ficou trancado do lado de fora da cabine.

Ele disse ainda que o piloto bateu duas vezes na porta e, inclusive, tentou arrombá-la. Mais: o copiloto, que estava dentro da cabine, se recusou a abrir e acionou por vontade própria o botão de descida da aeronave.

Ainda não se sabe, no entanto, o que teria provocado a atitude do copiloto. Também não há informações sobre o motivo de o piloto ter deixado a cabine.

Sobre a localização dos banheiros nas aeronaves, Carlos Camacho diz que fabricantes de aviões acham que o custo de construir um toalete somente para os pilotos é muito alto. Apenas uma empresa israelense tem essa área exclusiva na aeronave.

O acidente

A aeronave da Germanwings, filial de baixo custo da Lufthansa, decolou de Barcelona, na Espanha, pouco depois das 9h (5h de Brasília) e tinha como destino a cidade alemã de Düsseldorf. Os destroços foram encontrados ainda na manhã de terça, nos alpes franceses, um local de difícil acesso.Segundo investigadores, a aeronave foi pulverizada após o choque contra o solo.

+ Acessados

Veja Também