Adolescentes do Pomeri concluem capacitação em informática e manicure

Cursos de manicure foram realizados entre fevereiro e junho pela Sejudh
Sejudh/MT

Adolescentes do Pomeri concluem capacitação em informática e manicure

Adolescentes da unidade feminina do Sistema Socioeducativo em Cuiabá receberam nesta semana os certificados de conclusão dos cursos de orientação profissional, informática e manicure e pedicure. As capacitações foram realizadas entre fevereiro e junho pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) em parceria com instituições públicas e privadas.

Dezessete adolescentes participaram dos cursos, mas somente sete concluíram devido ao fato das outras terem recebido liberação antes do término da capacitação. A cerimônia de conclusão do curso ocorreu na quarta-feira (13.06), no auditório do Juizado da Infância e Adolescência, situado no Complexo do Pomeri.

Conforme a gerente de Formação Profissional do Adolescente do Sistema Socioeducativo, Raiani Dias, as atividades proporcionaram outras possibilidades para as meninas, oportunizando a cada uma escolhas conscientes e novas perspectivas de vida por meio da formação. “Além de qualificá-las, a proposta dos cursos é incentivá-las a empreender ou entrar para o mercado de trabalho ao saírem da unidade”, explica Raiani.

Sobre os cursos

O curso de informática foi ofertado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) por meio da Escola Técnica Estadual de Cuiabá. Quatro adolescentes concluíram a qualificação. Esta foi a primeira etapa com carga horária de 160h/aula e segunda parte do curso já começou.

O curso de manicure e pedicure foi realizado de março a maio, em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Ágora. Nesse período, as adolescentes aprenderam sobre atendimento ao cliente, cuidados com assepsia, como estruturar uma esmaltaria, entre outros assuntos.

É o segundo curso realizado no Pomeri em parceria com o Instituto Ágora. O primeiro ocorreu em 2017, com cinco adolescentes foram capacitadas. Neste ano, sete meninas terminaram o curso e receberam certificado de 100h/aula.

Já a orientação profissional começou em abril e foi ofertada pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Quatro adolescentes receberam certificado de 14h/ aula.

+ Acessados

Veja Também