Administração Penitenciária promove ações de cuidados com a saúde mental dos servidores

Administração Penitenciária promove ações de cuidados com a saúde mental dos servidores

A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, promoveu neste mês de março ações para fomentar o diálogo entre os servidores neste momento de pandemia, no qual muitos profissionais estão com níveis elevados de ansiedade ou mesmo sintomas depressivos.

Equipes compostas por assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros realizam diariamente atendimento psicossocial. As ações são realizadas para acolher esses servidores que estão na linha de frente e trabalham incessantemente na segurança do Estado.

São realizadas escutas acolhedoras além da distribuição de cartazes orientativos, máscaras e álcool em gel.

Segundo a psicóloga, Olga Leiva Santana, houve um aumento no número de relatos de angústia entre os servidores em consequência da pandemia. “As mudanças que ocorreram na vida de todos, e desses servidores que estão na linha de frente causou uma ansiedade, estresse e alguns casos, sintomas depressivos, por isso precisamos cuidar tanto da saúde física, quanto mental e principalmente cuidar uns dos outros”, destacou.

Além de Olga, a equipe é formada também pela psicóloga, Thayla Souza, da assistente social, Mara Magri, e do enfermeiro Silvio Camargo.

Para todos os servidores da segurança pública que estão precisando desta orientação e esclarecimento, podem buscar a Gerência de Saúde e Segurança (GESS-MT), pelos telefones (65) 3613-5545 ou (65) 99989-8578 ou e-mail: [email protected]

Números da doença

Desde de o início da pandemia no Estado até dia 26 de março de 2021, 10 servidores penitenciários perderam a vida para o coronavírus (Covid-19).

Até o momento, 668 casos de Covid-19 já foram confirmados nesses servidores e 621 já se recuperaram. Também tiveram até o momento 33 casos suspeitos e, portanto, 33 afastamentos e 1.179 casos descartados.

Noticias Relacionadas