Adalto de Freitas apresenta indicação para a realização dos Jogos Indígenas do Xingu

29 diretórios estaduais ainda não prestaram contas ao tre; prazo termina terça-feira

O deputado Adalto de Freitas (SD) endossou apoio para a realização da terceira edição dos Jogos Indígenas do Xingu, que acontece no município de Gaúcha do Norte (607 km de Cuiabá), no mês de outubro. O parlamentar apresentou indicação propondo viabilização de recursos para contribuir com o evento. O torneio é um grande sucesso, sendo considerado o maior de cunho esportivo realizado no Parque Indígena.

“Sem dúvida é um grande evento, que reúne 14 aldeias do Parque do Xingu participando de um mesmo evento esportivo. Acredito que promover a integração entre as diversas etnias para a difusão da cultura indígena é essencial, sem deixar de citar que a prática esportiva é importante para a saúde”, pontuou o parlamentar.

Na sua primeira edição, reuniu mais de 600 atletas, desta vez o evento contará com a participação de 22 equipes, em competições entre diversas modalidades, dentre elas: futebol, natação, arco e flecha, cabo de força, dentre outros. No jogo de futebol de campo, por exemplo, será disputado, sendo 14 times masculinos e oito femininos.

Também para o mesmo o município, foi apresentada outra indicação, que propõe a construção de duas quadra esportivas cobertas sendo uma na aldeia Kuikuro e uma na aldeia Leonardo Villas Boas, localizadas no Parque Nacional do Xingu.

A demanda é importante para os moradores das aldeias, devido ao fato deles não possuírem local adequado para prática esportiva. “É imprescindível que as pessoas possam ter direito garantido de praticar esportes, em vista dos benefícios que resultam a saúde”, disse o deputado.

Ainda para Gaúcha do Norte o parlamentar indicou a construção da Escola Indígena Estadual Central Karib na comunidade Kuikuro, situada no Parque Nacional. A construção desta escola atenderá 189 alunos indígenas. Atualmente esses alunos estudam numa sala feita de madeira, com telhas de má qualidade que ocasionam calor insuportável.