Ações para assistência social em Cuiabá são discutidas em reunião

Picture of Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Ações para assistência social em Cuiabá são discutidas em reunião

Compartilhe:

O secretário Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas) Max Russi se reuniu na tarde desta terça-feira (08.08) com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. O encontro foi para alinhar as ações referentes à gestão da Assistência Social. O secretário adjunto da pasta José Rodrigues Rocha, e o secretário municipal de Assistência Social, Wilton Coelho, participaram da reunião.

Entre as pautas discutidas estão o acolhimento humanizado da população de rua, municipalização do Lar da Criança, ações estratégicas para erradicação do Trabalho Infantil, criação de um centro para Pessoa com Deficiência, com foco nas crianças com microcefalia, além da entrega dos cartões Pró-família, para famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

Conforme o titular da Setas, é importante o alinhamento entre o Estado e Município para que as ações sejam desenvolvidas em parcerias e com complementação das atividades. No caso do acolhimento da população de rua, principalmente após a desocupação da Ilha da Banana, a Setas tem acompanhado todo o processo, dando o apoio institucional para que o município execute as ações.

“O acolhimento das pessoas em situação de rua é uma questão muito delicada. Estamos acompanhando o trabalho realizado pela prefeitura e a vontade das partes é acertar e conferir um pouco de cidadania para essas pessoas que estão à margem da sociedade”, enfatizou o secretário.

Max Russi, destacou o esforço conjunto entre poderes da esfera municipal e estadual para que o atendimento das crianças e adolescentes, que vivemem instituições de acolhimento, seja adequado as diretrizes nacionais e internacionais de assistência social. Entre eles, a municipalização do acolhimento dos menores em abrigos institucionais com o apoio do Estado.

Cinco crianças e adolescentes neuropatas – com doenças ou problemas no funcionamento dos nervos -, se mudaram do Lar da Criança para a Casa Cuiabana IV. A Casa Lar foi inaugurada no dia 29 de junho e será administrada em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e as Casas Caminho Redentor, com o apoio do Governo do Estado.

Atualmente, 17 crianças com múltiplas deficiências estão acolhidas no Lar da Criança, de responsabilidade do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Para a transferência das cinco crianças, a contrapartida do Estado é manter a assistência domiciliar de saúde, conhecida como home care.

Pró-família

Durante a reunião também foi alinhada a entrega dos cartões Pró-família para a população de Cuiabá. Somente na capital, cerca de 2,5 mil famílias serão beneficiadas com o cartão, que dá o direito a um crédito mensal de R$ 100, para ser gasto exclusivamente com alimentação. “Vamos fazer, junto com a prefeitura municipal, eventos nos bairros polos de Cuiabá, para facilitar a entrega do cartão para a população carente. A nossa meta é iniciar esse cronograma em setembro”, disse Max Russi.

O prefeito Emanuel Pinheiro reforçou a parceria com o Governo do Estado, por meio da Setas, e garantiu empenho para alinhar os esforços e agendas para convergir as ações. “Temos ações que podem ser feitas em conjunto com o Estado. A Setas é grande parceira e estou surpreso com a quantidade de projetos positivos. Tem alguns que eram realizados desde a gestão passada e vamos manter. O nosso objetivo é caminhar junto em prol da população de Cuiabá”, assegurou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também