Ações do programa Evasão Zero, Gestão 10 promovem a melhoria na educação pública

A meta é garantir a permanência dos alunos nas escolas e colocar Mato Grosso no ranking dos top 5, os melhores do Ideb entre os estados brasileiros até 2026

A partir de janeiro de 2021, a Seduc vai executar uma série de investimentos para melhoria da educação em Mato Grosso. - Foto por: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Com o objetivo de melhorar os indicadores de aprendizagem, e incentivar que os alunos do ensino médio concluam os estudos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) começou a implantar neste ano as ações do plano Evasão Zero, Gestão 10.

O objetivo é tornar o ambiente escolar mais atrativo para que os estudantes sigam o seu processo de formação rumo ao ensino profissional e superior. Outro objetivo é melhorar o conhecimento dos alunos e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ibeb), cuja média estadual é de 5,6 para os anos finais do ensino fundamental e 3,4 no nível médio.

“Nosso projeto Evasão Zero, Gestão 10 visa melhorar a aprendizagem dos alunos. Nosso planejamento está baseado em evidências, diálogo com os profissionais da educação e, principalmente, com os alunos e professores, para execução dos trabalhos voltados para a área pedagógica”, afirma o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.




O plano está dividido nos eixos pedagógico e operacional, cada um com dez elementos de atuação. “A partir de janeiro de 2021, teremos mais mudanças e uma série de investimentos na infraestrutura das escolas. A Seduc está trabalhando para remodelar o ensino, os investimentos vão garantir material didático de excelência aos alunos e chromebooks – computadores portáteis especifico para a educação”, destacou o secretário de educação.

O processo licitatório para a aquisição do material e das ferramentas tecnológicas já está em andamento para garantir que os alunos tenham acesso aos novos materiais no início do ano letivo de 2021.

Projeto em Execução

Uma das ações do projeto que já está sendo executada para combater a evasão escolar é o Pré-Enem Digital Gold. O projeto prepara estudantes da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020.

São ofertadas aulas presenciais em quatro polos; Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Para expedir e alcançar o maior número de alunos, uma parceria entre a Seduc e a TV Assembleia transmite ao vivo às aulas pelo canal 30.1. Além disso, o conteúdo pode ser assistido pela página do Facebook e no canal do Youtube.

Atuação pedagógica e operacional

O programa prevê como ações pedagógicas a montagem do protocolo para volta às aulas, aplicação de programa sócio emocional, o incentivo ao protagonismo juvenil, o envio de mensagens por SMS aos pais para fomentar a proximidade das escolas e o novo sistema estruturado de ensino, Sistema de Avaliação Permanente, Sistema de Proficiência em Português e Matemática.

Na área operacional serão trabalhadas a reorganização Seduc e portal respective, otimização de escolas, diretores indicados por processo seletivo, ambiência digna/manutenção em toda a rede, escala nas compras da alimentação escolar e em serviços como apoios, Sistema de Matrículas/Diminuição de fraudes/turmas, revisão das normativas de matrículas, promoção e reprovação, municipalização dos anos iniciais do EF, aprofundar regime de colaboração com municípios, revisão e otimização do quadro de pessoal, mantendo efetivos e diminuindo PSS.