Ações do Legislativo buscam avanços na educação pública de Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

lula, delcídio e mais 5 viram réus por tentar obstruir a lava jato

Ações do Legislativo buscam avanços na educação pública de Mato Grosso

O ensino público e a assistência social pautam a Assembleia Legislativa do Estado, no trabalho de qualificação realizado pela Escola do Legislativo, no Programa “Por Dentro do Parlamento”, visitação educativa que leva estudantes para conhecer a Casa, no “Parlamento Mirim”, iniciativa que possibilita a vivência política à juventude, na Sala da Mulher, que desenvolve ações filantrópicas e de cunho social em benefício dos mais desassistidos, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, espaço cultural aberto ao povo de Mato Grosso.

Mais ainda, os parlamentares abriram as portas da Casa à discussão sobre temas afetos à educação e à assistência social por meio de audiências públicas nas quais a sociedade se tem feito ouvir.

LEÃO MANSINHO

Por requerimento do vice-presidente do Legislativo mato-grossense, deputado Eduardo Botelho (PSB), foi realizada audiência pública para o lançamento da campanha “Saiba como deixar seu leão mansinho” – com o objetivo de incentivar doações ao Fundo da Infância e da Adolescência, dedutível em até seis por cento do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Os recursos são aplicados em projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, desenvolvidos pelo Comitê Pró-Infância, com especial atenção aos núcleos familiares.

FAMÍLIA

Na mesma direção, por iniciativa do deputado Wancley Carvalho (PV), a Casa promoveu audiência pública com foco na adoção, sob o tema “Responsabilidade e Desafios na Promoção do Direito à Família”.Na ocasião, foram discutidas medidas para trazer celeridade à materialização do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, sobretudo as que são afastadas dessa vivência por força de medidas judiciais destinadas a salvaguardá-las de abusos, violência e desassistência, as chamadas “situações de risco”.

A audiência foi uma das ações da “Semana Estadual de Adoção”, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Conselho da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Comissão da Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT) e Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).

FORMAÇÃO HUMANA

Outro importante debate – este realizado em diversos municípios por requerimento do deputado Wilson Santos (PSDB) – tem por objetivo esclarecer a sociedade mato-grossense acerca do relatório preliminar relativo ao Ciclo de Formação Humana ensinado na rede de educação pública do Estado.

A primeira das audiências sobre o assunto aconteceu em Cáceres.Na ocasião, mais de 120 professores, doutores em educação, representantes da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério Público debateram o relatório preliminar. “Estamos apresentando o que diagnosticamos e o que estamos propondo para fechar um documento final de propostas, que será entregue ao governador”, assinalou Santos.

Ato contínuo, o deputado Wilson Santos – cuja responsabilidade parlamentar ainda soma a liderança do Executivo na Assembleia Legislativa – conduziu o debate sobre a formação humana aos municípios de Tangará da Serra, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis.

Todas contaram com participação ativa de autoridades, sindicalistas e profissionais da educação, estudantes e sociedade organizada.

“Queremos um cidadão crítico, pensador, com conhecimento; a discussão pública é fundamental para que alcancemos esses objetivos na educação”, assinala o parlamentar, que propõe a continuidade do ciclo de formação, com mudanças. São mais de 20 propostas elencadas pelo deputado para que o ciclo de formação funcione com aprendizagem.

COLÉGIO TIRADENTES

A implantação de duas novas unidades do Colégio Militar Tiradentes, em Várzea Grande e Rondonópolis, também foi tema levado à discussão pública, em audiências que a Casa realizou por requerimento do deputado Coronel Taborelli (PSC) – além de parlamentar, oficial da reserva da Polícia Militar de Mato Grosso, corporação mantenedora daquela instituição de ensino.

Em Várzea Grande, a audiência pública lotou a Câmara Municipal.“Este é um antigo sonho da população várzea-grandense, que estamos propondo para as principais cidades de Mato Grosso”, pontificou Taborelli. “O Colégio Tiradentes, além dos objetivos previstos na legislação, visa a formação integral do educando, quanto ao desenvolvimento de sua potencialidade, preparando o estudante para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania”, assinalou.

Antes, logo após a audiência pública realizada em Rondonópolis também com o fim de fortalecer a proposta de implantação do Colégio Militar Tiradentes naquele município, o deputado já conseguira o apoio do Executivo.“O coronel Taborelli nos apresentou o resultado da audiência pública da cidade de Rondonópolis, uma iniciativa louvável que merece todo o nosso reconhecimento; estamos todos irmanados na mesma causa”, comprometeu-se o titular da Casa Civil, Paulo Taques.

GUARDA MIRIM

Na cidade de Rondonópolis, a população também foi convidada pela Assembleia Legislativa a discutir outros temas relativos a educação, cidadania e até segurança, em audiências realizadas por solicitação do deputado José Carlos do Pátio (SD).

Além de investimentos necessários na infraestrutura da rede de ensino, a sociedade rondonopolitana também debateu a implantação da Guarda Mirim e outras ações necessárias para melhores condições de educação e segurança pública no município.

+ Acessados

Veja Também