Ações da Saúde buscam fortalecer a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero

A Secretaria Municipal de Saúde realiza ações especiais de saúde de mulher ao longo do Outubro Rosa. Em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor) serão realizadas palestras, exames médicos de prevenção e uma caminhada no dia 26 de outubro a partir das 16h, com saída do Rondon Plaza Shopping.

Durante o Outubro Rosa, as unidades básicas de saúde irão intensificar a prevenção contra diversos tipos de doenças com a realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e Hepatite B, exames clínicos de mama, além da promoção de várias atividades voltadas à saúde das mulheres.

O Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde também irá promover uma série de palestras de prevenção ao câncer de mama em empresas e escolas da cidade.

O objetivo, conforme o Departamento de Ações Programáticas, é compartilhar informações sobre doenças que atingem as mulheres, promovendo a conscientização e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnósticos e tratamentos e incentivar ações que promovam o bem-estar físico e mental, com a valorização da mulher na sociedade.

Com as ações, a busca é de que haja conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, bem como de outras doenças que acometem as mulheres.