Ações da Prefeitura transformam espaços públicos e melhoram visual da cidade

Ações da Prefeitura transformam espaços públicos e melhoram visual da cidade
Foto: Wheverton Barros

Desde que implantou o programa Cidade Limpa, a Prefeitura de Rondonópolis encarou de frente problemas antigos e está transformando as áreas públicas em espaços de convivência colocando fim ao mato e a sujeira acumulada nesses terrenos. Por meio do trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) diversas regiões da cidade já foram contempladas com o projeto.

O trabalho começou com a limpeza dos terrenos do município localizados nos bairros e também na região central. Diversos tipos de material descartado pela população foram retirados das áreas públicas, restos de construção, móveis e até eletrodomésticos foram levados para o aterro. Feito isso a equipe de limpeza entra em ação tirando todo o mato e resíduos que ainda estavam nos terrenos.

A partir desse momento o abandono e a sujeira foram transformados em áreas limpas e verdes com o plantio de gramas. Por todas as regiões da cidade é possível ver as áreas públicas revitalizadas pela Prefeitura: Jardim Nilmara, Jardim 3 Américas, Loteamento Alfredo de Castro, Dom Osório, Jardim Reis, Jardim Liberdade, Alvorada, Jardim Ipanema, Belo Horizonte, Vila Boa Esperança, Vila Mineira e Vila Mamed. As áreas internas das escolas municipais também receberam gramado novo e oferecem mais espaço para as atividades de lazer das crianças.

O visual limpo, sem lixo também chegou nos bairros onde ficavam os antigos Ecopontos. A atual administração repensou esse projeto e retirou as unidades que ficavam nos bairros e está levando para fora da cidade. Os Ecopontos do Sagrada Família e do Jardim Europa que acumulavam maior volume de resíduos foram desativados, os locais foram limpos e estão recebendo o plantio de grama.

Para que a população continue fazendo o descarte correto dos materiais que são passíveis de reciclagem a Prefeitura está construindo quatro novos Ecopontos que vão anteder as quatro regiões da cidade. Um na Vila Paulista saída para Guiratinga, um nos altos da Rua Rio Branco próximo ao bairro Jardim Paiaguás, um na região do entorno do Jardim Ana Carla e outro no Distrito Industrial da Vila Operária. Os locais serão cercados e terão controle de descarte para evitar que virem pequenos lixões.

A Prefeitura também mantém contato constante com o Juizado Volante Ambiental (Juvam), a Promotoria do Meio Ambiente e Policia Militar Ambiental desenvolvendo ações integradas para minimizar a problemática do lixo descartado em local inadequado.

Outro projeto implantado recentemente pela Prefeitura foi o ponto de coleta de galhos e podas de árvores localizado no início da Rodovia do Peixe. O município colocou a disposição um triturador que prepara os restos para descarte. A unidade fica aberta durante o dia para receber material da população em geral e, principalmente, atende aos jardineiros que antes não tinham onde fazer o descarte correto deste tipo de material.

O secretário de Meio Ambiente do município, João Copetti, pontou que já foram mais de 50 mil metros quadrados de áreas públicas que receberam o plantio de grama e hoje estão servindo como espaço de convivência entre as famílias e também de lazer para as crianças. Mesmo com todo esse trabalho, João Copetti contou que ainda existem pessoas infringindo a lei e jogando lixo em áreas públicas. Ele ressaltou que a população pode ajudar nesse trabalho e denunciar esses casos pelo whatsapp 99983-2398, sendo que esse número funciona apenas para o recebimento de mensagens.