Acne na vida adulta: como prevenir o problema através da alimentação

A nutricionista Juliana Vieira elencou o que comer e o que deve ser evitado para que cravos e espinhas não apareçam

Foto: Divulgação
Você já passou da adolescência faz tempo, mas as acnes ainda cismam em aparecer? Você não está sozinho. A Sociedade Brasileira de Dermatologia estima que 56% da população convive com o problema depois dos 25 anos, principalmente mulheres . 
 
Uma grande ajuda para ter a pele mais lisa está na alimentação. A nutricionista Juliana Vieira listou alimentos que devem ser evitados para que você se previna do aparecimento de cravos e espinhas. 
 
1)Laticínios( elevam os níveis de testosterona)
 
2)Alimentos com alto índice glicêmico, como os fast foods , batatas, refrigerantes, farinha de trigo e açúcar refinado.( elevam nível de insulina)
 
Segundo a profissional é mito que o chocolate pode provocar acne. 
 
“Não é o chocolate em si, mas os laticínios e o açúcar no chocolate os causadores”, explica.
 
Juliana afirma que se você acha que é sensível a determinados alimentos, tente eliminá-los da dieta durante algumas semanas para ver se a acne melhora.
 
Alguns episódios de acne podem estar relacionados a suplementos à base de kelp (algas), suplementos em geral e sal iodado. 
 
Vieira também elencou alimentos que devem ser acrescentados na dieta como prevenção à acne. 
 
1)Fontes de vitamina C e A
 
O betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A, pode reduzir a produção dessas células. As melhores fontes alimentares de betacaroteno são frutas de cor laranja ou amarela e verduras de folhas verde-escuras. Frutas cítricas e silvestres, kiwi, melão e melancia, pimentas, brócolis e repolho são especialmente ricos em vitamina C.
 
2)Alimentos ricos em vitamina B6
 
Encontrada em carne, peixes, aves, grãos integrais, feijão, lentilha, abacate, nozes e castanhas, batata, banana e verduras folhosas.
 
3)Alimentos  ricos em zinco
 
Alguns estudos vinculam esse mineral a uma pele saudável e sugerem que ele pode melhorar a acne. O zinco promove o equilíbrio dos níveis hormonais e ajuda a cicatrização. Frutos do mar,  carne vermelha, aves e grãos integrais são ricos em zinco.
 
3)Alimentos ricos em ômega-3
 
Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a controlar a inflamação da acne. Peixes e linhaça são ricos nessas gorduras . 
 
“A dieta de eliminação sob a supervisão de um nutricionista é a melhor maneira de se descobrir quais alimentos afetam o sistema imune”, finaliza.