ACIR busca informações sobre o trânsito e aeroporto municipal

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

ACIR busca informações sobre o trânsito e aeroporto municipal

Representantes da diretoria executiva e do conselho superior da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) estiveram nesta segunda-feira (25) com o secretário de Transporte e Trânsito do município, Argemiro Ferreira, para esclarecer os questionamentos que a entidade tem recebido sobre o sistema de fiscalização eletrônica, do estacionamento rotativo e também do controle tráfego da cidade.

Desde que começou a ser operado na cidade o novo sistema de radares fixos e de avanços semafóricos tem sido alvo de dúvidas frequentes por motoristas, conforme informou o presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira. O empresário comentou que, por estar à frente de uma entidade bastante representativa acaba recebendo a demanda e busca na medida do possível esclarecer os questionamentos.

O secretário Argemiro atendeu prontamente a solicitação da entidade e foi didático ao detalhar os problemas que o município enfrentou, por exemplo, no momento da implantação do sistema de fiscalização eletrônica de trânsito em que precisaram integrar os sistemas do Detran, do Cepromat, da Setrat e da empresa que opera os equipamentos para fazer o registro e envio das infrações.

Sobre o retorno que o município tem com a aplicação das multas, o secretário informou que, no caso de uma infração que tivesse o valor de R$ 100 subtraídas as retiradas do Detran, da Funcet e a despesa de envio postal, sobraria apenas R$ 45, valor que seria depositado no Fundo Municipal de Trânsito. Toda a arrecadação proveniente dessas infrações é injetada nesse Fundo, conforme ressaltou o secretário, que garante a melhoria do sistema como um todo. “Nossa satisfação é poder investir esses valores na melhoria das condições das ruas, da sinalização, na construção de pontes, em atividades de educação para o trânsito”, destacou. O secretário se comprometeu em repassar para a ACIR a quantidade de notificações, multas e valores que estão sendo gerados na cidade, demonstrando transparência na execução do serviço.

Outra questão citada pelos representantes dos empresários foi a sincronização dos semáforos da região central da cidade, que hoje funciona em apenas algumas quadras e utilizam equipamentos que não resistem a oscilação da energia elétrica, por isso frequentemente apresentam defeitos. Para sanar esse problema, a Setrat tem que trocar a maioria das controladoras – equipamento acoplado ao semáforo que determina o tempo e a ordem das luzes – por um novo sistema capaz de ser comandado via internet. Argemiro comentou que já existe uma gestão para levantamento de recurso e fazer esse investimento.

As obras, os equipamentos necessários para o aeroporto municipal Maestro Marinho Franco, além da vinda de novos vôos para a cidade também foram pauta de reunião. Como já foi noticiado pela imprensa, existe um imbróglio por conta de uma irregularidade na medição da obra levantada pelo Tribunal de Contas e ainda a situação da empresa contratada via licitação que está em recuperação judicial. Mas, o secretário garante que já no mês de junho o aeroporto deve contar com a operação da Estação Permissionária de Telecomunicações Aeroportuárias (EPTA) e também de embarque em vôo direto para Brasília, operado pela Passaredo. Outras companhias como a Sete Linhas Aéreas e a Azul aguardam a liberação de documentos para darem inícios a novos destinos saindo da cidade.

Uma opção para ampliar o terminal de passageiros seria o município entrar na lista dos contemplados pelo Programa de Modernização de Aeroportos, do governo federal, que pretende investir na ampliação dos terminais do interior do país. Segundo o secretario, dos mais de 200 que serão beneficiados, o de Rondonópolis está entre os 50 primeiros por conta da estrutura já existente.

Por fim Argemiro Ferreira disse ao presidente, ao vice-presidente Armando Chaves e aos diretores Luiz Fernando H. de Carvalho e Wagner Shimozakai, que aos poucos estão conseguindo deixar o terminal em ordem, obras de melhorias nos banheiros já estão em execução, em breve uma lanchonete deverá começar a atender no local e a aquisição do aparelho de raio x já teve o procedimento iniciado.

+ Acessados

Veja Também