Acima da Crise: Negócios Cresceram Durante a Pandemia de Covid-19

Arquivo/Agência Brasil

Acima da Crise: Negócios Cresceram Durante a Pandemia de Covid-19

A pandemia de Covid-19 impactou grande parte dos negócios mundiais e não foi diferente no Brasil.

Até março de 2021, 1,3 milhão de lojas físicas brasileiras interromperam suas atividades de forma temporária ou definitiva, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre as que fecharam definitivamente 522,7 mil alegaram que o encerramento das atividades se deu por causa das restrições impostas pela pandemia.

Alguns segmentos, no entanto, conseguiram resistir à crise e se manter em desenvolvimento, apesar de todas as inseguranças impostas pelo momento atual.

Drogarias e Perfumarias

Segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o faturamento das farmácias cresceu 120,75% em 2020.

Essa porcentagem foi fortemente influenciada pela compra de álcool em gel, máscaras, luvas, tratamentos preventivos divulgados erroneamente (a venda de Ivermectina cresceu 2.869,11% apesar de não haver comprovação científica sobre sua utilidade na prevenção do Coronavírus) e testes rápidos de Covid-19, mas não foram apenas itens relacionados com a pandemia que tiveram aumento na demanda.

Dermocosméticos e suplementos alimentares também impulsionaram o aumento do faturamento de farmácias, drogarias e sites especializados em beleza e saúde.

A busca por vitamina para crescer cabelo, creme para celulite ou estrias, antirrugas, ácidos para tratamento de pele e suplementos que oferecem a melhoria da qualidade de vida ou de aspectos físicos também foram muito procurados, tornando o setor um dos mais movimentados, apesar da crise.

Agências e Profissionais de Marketing Digital

O mercado digital foi, sem sombra de dúvidas, o que mais se desenvolveu durante a pandemia.

As principais empresas de e-commerce do país (Magazine Luiza, Via Varejo e B2W) movimentaram juntas quase R$ 100 bilhões em 2020, segundo dados da BIP.

Pesquisa realizada pelo movimento Compre & Confie apontou que, no Brasil, o mercado digital faturou 56,8% a mais nos 5 primeiros meses de 2020 do que no mesmo período em 2019.

O número é realmente impressionante, mas é importante dizer que não foram apenas as grandes empresas que se desenvolveram utilizando o mercado online.

Com as restrições impostas pelo Coronavírus, os donos de comércios físicos precisaram migrar suas operações para o digital e isso fez com que houvesse um aumento expressivo na busca de agências de criação de sites, especialistas em SEO, gerentes de contas em ferramentas de tráfego pago e mídias sociais.

Bruna Bozano, especialista em e-commerces, revela que desde 2008 não atendia uma demanda tão intensa quanto a que se formou durante os primeiros meses de 2020.

Franquias de Alimentos

O mercado de franquias foi um dos mais impactados desde o início da pandemia.

O fato de um grande número de quiosques, lojas e restaurantes de grandes franqueadoras ficarem instalados em Shoppings Centers foi um dos responsáveis pela queda violenta que o setor precisou suportar.

Apesar disso, franquias de alimentos que conseguiram se adaptar ao delivery, continuaram faturando consideravelmente bem e até operando com custos menores.

A franquiadeacai.com é um site que mostra diversas opções de franquias que podem ser pagas rapidamente com o faturamento mensal, o que acaba sendo um grande impulsionador para quem quer abrir um pequeno negócio, o que fez com que as franquias de alimentos continuassem crescendo apesar do momento difícil em que o país vem se encontrando.

Considerações Finais

Embora a economia brasileira esteja sendo fortemente afetada pelas medidas de restrição impostas para proteger a população da contaminação por Coronavírus, alguns setores têm respondido rapidamente e conseguido se adaptar de forma a continuar crescendo, ou ao menos, se manter no mercado sem amargar prejuízos.

Para quem pretende empreender, é interessante continuar estudando as tendências e buscando uma previsão dos investimentos que podem ser mais seguros em caso de outra crise como essa voltar a acontecer.

Para quem já empreende em outras áreas, os modelos que estão sendo bem sucedidos devem ser usados como exemplo e deve-se buscar uma maneira de segui-los, ainda que de forma adaptada, para que as boas experiências sejam replicadas, proporcionando melhores resultados inspirados nos testes realizados por outras instituições.

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