Acidentes sob chuva na BR-163 diminuem 33%

A Operação Clima Tempo tem o objetivo de diminuir os casos de acidentes em pista molhada, alertando e conscientizando os usuários

Pixabay



O número de acidentes sob chuva, entre 1° de novembro a 31 de dezembro de 2019, diminuiu 33%, em relação ao mesmo período de 2018. Os dados da Operação Clima Tempo, realizada pela Rota do Oeste, apontam a importância de tomar os devidos cuidados ao dirigir quando a pista está molhada. Foram 60 acidentes a menos no trecho da BR-163, que vai do km 0 (Itiquira) ao km 855 (Sinop) da BR-163.

O gerente de Operações da Concessionária, Wilson Ferreira, diz que a Operação, que vai até março, já tem efetividade. “É um resultado satisfatório. Dirigir sob chuva dificulta a visão dos motoristas e aumenta o tempo de resposta de frenagem, por isso é importante tomar as devidas precauções para não colocar ninguém em risco. Vale ressaltar que o veículo que ‘vai para a estrada’ sem revisão possui mais chances de se envolver em acidentes em casos de pista molhada”.

Ele explica que a meteorologia prevê chuvas intensas nesta época do ano, “há uma divisão entre o período de seca e o período de chuvas em Mato Grosso, sendo que o segundo acontece de novembro a março.” Portanto, a Rota do Oeste fez um mapeamento dos locais onde as ocorrências são mais frequentes e, desde o início da Operação, passou a avisar os usuários sobre os locais onde havia incidência de chuva (nas redes sociais, pelo 0800 065 0163 e pelos Boletins de Trânsito), e também informou os riscos em dirigir em pistas molhadas, orientando os cuidados que devem ser tomados.

Segundo Ferreira o trabalho da Concessionária alertando e conscientizando os motoristas, é um dos fatores de maior contribuição para o número positivo, pois “conseguimos esclarecer que ‘pista molhada’ não é só quando a chuva está caindo. Depois que ela acaba a rodovia ainda fica por um período com pista molhada, o que requer atenção. Os usuários tiveram acesso às informações sobre os pontos com chuva, por meio da Central de Controle e Operações da Rota do Oeste (CCO).”, diz.

Além de verificar as condições climáticas, o motorista pode entrar em contato com o CCO pelo 0800 065 0163, sete dias por semana, 24h por dia, para solicitar socorro ou verificar as condições de trânsito no trecho sob concessão.

Veja como foi planejada a atuação da Operação Climatempo na íntegra.