Acelerador empresarial do Centro de Atendimento Empresarial propulsiona ideias que querem se transformar em negócios

Foto: Kawê Pires

Acelerador empresarial do Centro de Atendimento Empresarial propulsiona ideias que querem se transformar em negócios

Aqueles que têm um sonho de negócio e têm o desejo de ver seu projeto realizado, agora têm também o Programa Acreditar do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) do Departamento de Fomento das Micro, Pequenas e Médias Empresas da Prefeitura de Rondonópolis. Dois desses visionários, os estudantes de medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) Felipe Augusto Aires e Jorge Macedo Costa resolveram propiciar ao consumidor rondonopolitano a oportunidade de apreciar a castanha de caju vinda do Ceará, estado natal de Jorge.

“Eu sou de Goiânia e o Jorge é do Ceará. Ele produz de mel de abelha na sua cidade de origem, Quiterianópolis, e trazia para vender aos colegas e professores. Todos elogiavam muito. Eu brincava com ele que precisávamos colocar este mel no mercado. Um dia, durante um bate-papo, o Jorge comentou comigo que um produto muito bom e acessível lá era a castanha de caju. Combinamos dele comprar alguma quantidade quando estivesse de férias e trazer para vendermos na faculdade assim como ele fazia com o mel”, rememora Felipe.

O sucesso das mercadorias vindas do Nordeste foi maior do que os amigos esperavam, conforme conta o universitário goiano: “Aos poucos as coisas foram crescendo e vislumbramos a oportunidade de levarmos o produto ao comércio de Rondonópolis, pois tínhamos preço e qualidade”. Entusiasmado, ele prossegue: “Surgiu, então, a necessidade de formalizarmos o negócio, já que precisávamos emitir notas fiscais. Ao chegarmos no CAE, conhecemos o Programa Acreditar e achamos fantástico”.

Idealizador do Acreditar, Jarmes de Sousa, que é coordenador do CAE, conta como foi concebido o programa: “Trabalhamos por meio da soma de esforços de apoiadores. Hoje, temos como parceiros instituições financeiras que facilitam o financiamento para esses microempreendedores e redes de supermercados e atacadistas que estão abrindo as portas e dando oportunidade a eles para que exponham suas mercadorias. No caso do Jorge e do Felipe, a castanha já está à venda para o consumidor final em vários mercados, empórios e mercearias da cidade”.

Uma série de etapas que empresários precisam cumprir para estruturar seu negócio são traçadas e monitoradas pelo Acreditar, que lhes dá as diretrizes para torná-lo sólido e robusto. “Como um acelerador empresarial, ao recebermos alguém que quer montar sua própria empresa e não tem condições para isso, apresentamos-lhe o Programa Acreditar por meio do qual é feita a liberação do CNPJ, a abertura da conta jurídica, a elaboração do projeto para apresentação em bancos para obtenção de financiamentos, além da intermediação do relacionamento com as instituições financeiras”, relata o coordenador. O CAE ajuda também na criação da marca, no desenho da logomarca e, ainda, na fabricação e aquisição do código de barras.

Em seguida, vem a inserção do produto no mercado e, após isso, o CAE acompanha o novo empresário por meio de uma assessoria de gestão de negócios durante seis meses. “Nessa consultoria, orientamos sobre relacionamento com o cliente, fluxo de caixa, controle de estoque, emissão de nota fiscal, entre outras atividades necessárias para uma boa administração da empresa”, detalha Jarmes.

Animados ao verem o empreendimento ganhando forma, os rapazes demonstram satisfação. “Nós temos marca própria com nossa embalagem. Estamos muito empolgados e agradecidos à Prefeitura de Rondonópolis e, em especial, ao CAE e aos comerciantes do município que deram sempre muito apoio e apostaram na gente mesmo quando estávamos bem no comecinho” vibra o goiano.

Também está no projeto dos estudantes colocar o mel à disposição nas prateleiras dos mercados. Mas, no momento, os sócios estão buscando sua certificação, já que trata-se de um produto de origem animal. Para eles, esse é só o começo de um grande empreendimento. “Queremos crescer ainda mais e gerar emprego e renda para a cidade”, projeta Felipe.

Outros sonhadores que acreditem ser possível concretizar seus planos, mas não sabem como fazê-lo, devem procurar o CAE para conhecer o passo a passo a fim de torná-los realidade. Basta se dirigir ao prédio da Prefeitura Municipal, na Avenida Duque de Caxias 1.000, Vila Aurora, entre 12h e 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3411-3516.

+ Acessados

Veja Também