Ação Vida Saudável melhora saúde dos servidores da Seges

Ação Vida Saudável melhora saúde dos servidores da Seges

A Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria de Estado de Gestão divulgou esta semana os números do projeto Ação Vida Saudável, programa de promoção a saúde, prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis que tem como objetivo estimular o auto cuidado do servidor com sua saúde.

Em 2017 o projeto realizou 590 aferições de medidas antopométricas, cerca de 59 mensais. No total 120 servidores foram acompanhados pela equipe.

Os dados mostram que as mulheres da Secretaria estão mais preocupadas em cuidar da saúde. Elas representaram 71% dos participantes da ação, que uma vez por mês realiza aferições, como altura, peso, índice de massa e porcentagem de gordura corporal.

Em relação aos servidores que se encontravam com sobrepeso, cerca de 8% passaram ao peso saudável com o acompanhamento dos profissionais, que oferecem dicas de alimentação saudável e atividades físicas, além de metas para perda de peso.

Em relação à circunferência abdominal, o número de pessoas na faixa ideal aumentou 13% no decorrer do ano. Já o número de servidores na faixa de risco muito aumentado de complicações metabólicas como hipertensão arterial, diabetes e obesidade caiu 17%.

A avaliação física é feita para aferir as medidas antropométricas e obter o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), que são os principais indicadores de saúde física. Os indicadores que são acompanhados podem apontar maior pré-disposição a doenças crônicas como doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes, colesterol, entre outras.

Conforme o secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, que também participa do projeto, os números impressionam. “Estamos impressionados com os números obtidos pelo projeto. Queremos que cada vez mais os servidores cuidem de sua saúde e o Ação Vida Saudável está aí para isso”.

Vou Correr

Além da aferição de medidas antopométricas realizada mensalmente, a Seges mantém a ação Vou Correr todas as segundas e quartas-feiras. A ação faz parte do projeto Vida Saudável e leva os servidores para caminhar e correr no Parque das Águas, sob orientação de um profissional de Educação Física.

Para o coordenador do projeto Ação Vida Saudável e educador físico, Max Moraes, quem acompanha mês a mês as medidas e peso corporal aumenta o cuidado com a saúde. “Este acompanhamento, seguido das metas de perda de peso sugeridas é a nossa aposta para incentivar os servidores a cuidarem da saúde”.

De acordo com ele, os dados comprovam que aqueles que participam regularmente das atividades físicas reduzem em média 1,29cm por mês de circunferência abdominal.

O grupo de corrida se reúne todas as segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h45min no Parque das Águas. Mais informações pelo telefone: 3613-3705.

+ Acessados

Veja Também